terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Bom pra você

É..mais um ano se passou. Elegemos a primeira Presidente mulher, nosso país se tornou a próxima sede da Copa do Mundo e muitos brasileiros continuaram melhorando de vida. Claro que muitos problemas permanecem, mas percebo que o nosso país continuou evoluindo nesse ano de 2010. Mesmo que na minha vida não tenha mudado nada (financeiramente falando), eu não consigo ser pessimista em relação a um governo que tirou milhares de pessoas da miséria. Apesar das críticas e dos pessimistas de plantão, eu acredito que 2011 será um bom ano para o Brasil.
Particulamente, foi um ano maravilhoso para mim. Aprendi muito, coisas que demorei a vida toda para aprender. Para alguns foi imperceptível, para outros foi gritante, mas a mudança foi forte. Estou muito otimista para 2011, como nunca estive antes em um final de ano. Tenho muitos objetivos e me sinto mais forte e mais confiante para alcançá-los.
Entre as coisas boas que aconteceram comigo esse ano, uma delas foi ter conhecido as músicas da Zélia Duncan. Inclusive, no terceiro post aqui do blog eu comentei sobre o 1º show dela que eu fui (esse ano foram 4). No último, com direito a foto no camarim e tudo! (Olha eu me empolgando pra contar a história...rsrs). Enfim, é por isso que eu escolhi uma música dela para este último post do ano. Gostaria de agradecer a todos os visitantes, comentários e seguidores! E que nesse ano de 2011 vocês façam o que é bom ;)



Bom pra você

(Zélia Duncan)

Faça o que é bom

Sinta o que é bom

Pense o que é bom

Bom pra você

Coma o que é bom

Veja o que é bom

Volte ao que é bom

Bom pra você

Guardar pro final

Aquele sabor genial

Se é genial pra você...

Tente o que é bom

Permita o que é bom

Descubra o que é bom

Bom pra você

Beije o que é bom

Mostre o que é bom

Excite o que é bom

Bom pra você

Um dia você me conta

um dia você me apronta

Um resumo do supra-sumo do seu prazer!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Combe do Iommi

Eu não costumo baixar músicas na net. Não que eu seja contra, mas a velocidade da minha net e do meu PC não permitem que eu faça isso com frequência..rs. Mas o lançamento do novo CD do Mr Big me obrigou a encarar a lerdeza e uns (vários) minutos de espera. Fui até a comunidade da banda no orkut e acabei descobrindo um blog super legal de downloads, chamado Combe do Iommi. O blog é mantindo por uma equipe 12 pessoas, de vários lugares do Brasil.

O que me chamou a atenção no blog é que eles não disponibilizam apenas os links, mas também ótimos textos sobre os artistas e os álbuns.


Basicamente estão disponibilizados álbuns de vários genêros de rock (hard rock, heavy metal, grunge), mas existe uma tag de "bandas brasileiras" que apresenta algumas bandas mais conhecidas, como o Ultraje a Rigor e Paralamas do Sucesso. Curti muito e como boa fanática por bandas dos anos 80, já virei fã do blog. Agora é só encarar a lerdeza do PC...rs.








*Depois de amanhã é natal. Eu confesso que faço parte do time dos que não curtem muito a data. Consumismo exarcebado, especiais de fim de ano da Globo e aquelas musiquinhas tipo "então é natal" me deixam meio para baixo. Mesmo assim, gostaria de desejar um bom natal a todos que curtem. E boa ceia para todo mundo, porque se tem uma coisa que eu gosto no natal, é de comer :)

sábado, 18 de dezembro de 2010

BookCrossing

Um dia desses, eu estava assistindo ao "Jornal do SBT" e acompanhei uma matéria muito interessante. Eles falavam sobre um novo movimento, chamado BookCrossing. Segue um resumo retirado do site oficial:

O BookCrossing é um conceito que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo do Bookcrossing é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”. Os membros desta comunidade de leitores, que não conhece limites geográficos, possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar seus próprios livros em locais como cafés, transportes públicos, bancos de praças e outros lugares que a imaginação ditar, para que outras pessoas os possam ler, ao invés de manter as obras paradas nas estantes. É uma forma de tornar o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal.

Resumindo: Se você leu um livro muito legal e quer compartilhar com outras pessoas, é só ir até o site, cadastrar o livro e adquirir um número chamado BCID. No próprio site, você imprime uma pequena etiqueta (foto), cola no livro juntamente com o BCID, e por fim, divulga no seu perfil em que local você vai "liberta-lo".
É um movimento novo no Brasil, tanto que a parte de cadastro no site ainda é em inglês. Achei a ideia bem legal, mais encontrei alguns pontos negativos:
1- É difícil conseguir localizar um livro. Eu me cadastrei e procurei saber onde a galera costuma deixar os livros. Aqui em São Paulo, por exemplo, a maioria deixa em alguma estação do metrô. COMO eu vou chegar a tempo de conseguir pegar o livro se milhões de pessoas pegam metrô todos os dias? Difícil.
2- Imagino que pensando no problema que eu acabei de relatar, foram criados alguns "pontos fixos" do BookCrossing. Pelo menos é o que divulga o site. Mas pesquisando no site todo eu não consegui achar nenhum local aqui em São Paulo. (Se você acessar o site e achar, me avise..rs).
Repito, é um movimento novo no Brasil, e por conta disso que acho que algumas coisas ainda devem ser aprimoradas. Então, se você estiver andando por aí e do nada encontrar um livro "abandonado", abra e dê uma olhadinha. Você pode ter a chance de ler um livro muito legal e fazer com que outras pessoas leiam tb :)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Violência na sala de aula afeta desempenho de professores

Colaboração entre famílias e Estado pode ser a solução

A sala de aula é lembrada por muitos adultos como aquele lugar da infância que existiu para aprender, encontrar os amigos e viver as primeiras experiências da vida. Hoje, para muitas crianças e adolescentes, a sala de aula virou um ringue de agressões físicas e verbais. E a vítima preferida de muitos são os(as) professores(as).
Cada vez mais abalados com esse tipo de situação, muito professores estão desenvolvendo distúrbios na saúde, abalos psicológicos e principalmente altos índices de estresse. E em situações mais traumatizantes, muitos pensam em abandonar suas profissões.
Em pesquisa realizada pelo APEOSP (Sindicato dos Professores de Ensino Oficial de São Paulo) feita com a participação de 2 mil professores, a violência nas escolas apareceu em quarto lugar como causa de sofrimento no trabalho, com 57,5% das citações.
A professora de 5º série Elaine Gerardi, 28 anos, passou por uma situação delicada: ”Eu pedi para que um aluno sentasse numa cadeira mais a frente, para que ele participasse da aula. Após eu repetir o pedido várias vezes ele mudou de lugar, mas quando me virei ele falou para eu me F...”. Segundo Elaine, o contato com a mãe do garoto foi feito, mas “não adiantou, pois a mãe demonstrou não ter autoridade sobre o filho”. Para ela “Os jovens atualmente tentam se auto afirmar em meio aos colegas. Infelizmente, esta auto-afirmação se dá através de atitudes de enfrentamento e desrespeito, na tentativa de demonstrar coragem, força e poder”.
Segundo Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente do APEOSP “a violência na sala de aula afeta muito, pois provoca insegurança e intranquilidade nos professores e os desfocam do seu objetivo principal, que é ministrar aulas com qualidade, beneficiando a aprendizagem dos alunos”.
A origem do problema inicialmente pode estar dentro de casa, com famílias desestruturadas e educação falha, mas o Estado também tem a sua parcela de responsabilidade. Segundo Maria Izabel “um dos fatores que contribuíram para o aumento da violência nas escolas foi a redução drástica do número de funcionários e a terceirização dos serviços de apoio. Os funcionários do quadro próprio da Secretaria conheciam os alunos e ajudavam a prevenir muitos casos de violência, percebendo mudanças de comportamento ou pessoas estranhas perto das escolas. Os profissionais terceirizados não têm vínculos com as escolas e há muito rodízio”.
E qual seria a solução? Para Maria Izabel “É preciso humanizar a escola, torná-la atraente para os alunos e possibilitar que cada unidade escolar discuta e implemente um projeto político-pedagógico que responda aos anseios de seus alunos e de suas famílias. Gestão democrática, com real envolvimento da comunidade escolar, é o caminho para reduzir a ocorrência de casos de violência nas escolas”.
O sindicato disponibiliza um site (http://www.apeoesp.org.br/), para eventuais denúncias e esclarecimentos sobre o assunto.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Selo


Ganhei esse selo do Marcos Vinícus, do blog http://historinhasdesimportantes.blogspot.com/. Fiquei feliz, pois sei que quando um blog recebe um selo é porque ele está agradando (pelo menos uma pessoa...rs). Valeu Marcus Vinicíus! A regra é indicar o selo para 10 blogs e dizer 7 coisas sobre mim (pois é, de novo...). Todos os blogs que eu vou indicar são os que eu mais visito e mais gosto, e espero que vocês visitem tb! :)
http://waitiuba.blogspot.com/ - Blog do Wagner, um dos caras mais legais e inteligentes que eu já conheci.
http://poros-abertos.blogspot.com/ - Meu outro blog, compartilhado com a Li e a Ju :)
http://jujuhtavares.blogspot.com/ - Blog da Ju, a melhor futura repórter do Brasil.
http://jornalisticamenteincorreto.blogspot.com/ - Blog da Ariadne, com os textos mais sensíveis da net (amo esse blog).
http://minhas-fonsequices.blogspot.com/ - Blog da Li Fonseca, a futura jornalista mais sincera do Brasil.
http://adoce-com-limao.blogspot.com/ - Blog da Noe*, com as mensagens e citações mais bonitas da net.
http://desilusoesperdidas.blogspot.com/ - Blog do Duda Rangel, com as desilusões perdidas de todo jornalista.
http://thiagoreder.wordpress.com/ - Blog do Thiago Reder, um blog que vai te fazer refletir sobre muitas coisas.
http://tele-visao.zip.net/ - Blog do queridíssmo André San, sabe tudo de televisão.
http://fabiotv.zip.net/ - Blog do Fábio, também sabe tudo sobre a TV.
Sete coisa sobre mim...(vamos lá):
1 - Eu amo Hard Rock, Rock Clássico e tudo que vem dos anos 80.
2- Não gosto de celular e só uso por ser um "mal necessário".
3- Meu presente de natal para mim mesma esse ano foi um hipopótamo de pelúcia (haha).
4- Meu maior ídolo no jornalismo é o Roberto Cabrini.
5- ODEIO do fundo da minha alma gente que fala gritando.
6- Quero em algum momento da minha vida "dar um tempo" em Recife.
7- Umas das frases mais verdadeiras que eu ouvi na minha vida foi "somos todos estranhos":)

domingo, 5 de dezembro de 2010

Alma

Eu acho que essa é a música mais famosa da Zélia. Por ter um ritmo mais agitado, muitas pessoas cantam mas nem prestam muito atenção na letra. Ela fala de uma coisa que dificilmente as pessoas fazem: olhar a alma do próximo. E aqueles que ainda desejam "ver a alma", nem sempre encontram espaço para isso. Mas fica o pedido :)






Alma



Alma,
deixa eu ver sua alma
A epiderme da alma,
superfície.

Alma,
deixa eu tocar sua alma
Com a superfície da palma,da minha mão,
superfície

Easy,
fique bem easy, fique sem nem razão
Da superfície
livre
Fique sim, livre
Fique bem com razão ou não, aterrise

Alma,
isso do medo se acalma
Isso de sede se aplaca
Todo pesar
não existe
Alma,
como um reflexo na água
Sobre a última camada
Que fica na superfície,
crise
Já acabou, livre
Já passou, o meu temor do seu medo
Sem motivo, riso...de manhã, riso de neném
A água já molhou a superfície

Alma,
daqui do lado de fora
Nenhuma forma de trauma
sobrevive

Abra a sua válvula agora
A sua cápsula alma
Flutua na
superfície lisa, que me alisa, seu suor
O sal que sai do sol, da superfície
Simples, devagar, simples,
bem de leve a alma ja pousou, na superfície


Vídeo de "Alma": http://www.youtube.com/watch?v=leZT1qg8iUs

sábado, 4 de dezembro de 2010

Wikileaks

Ultimamente eu tenho lido muito na internet sobre esse site "Wikileaks" e como ele vem "cutucando" grandes potencias mundiais. Só pra resumir, esse site foi criado pelo australiano Julian Assange (foto) em 2007 e é alimentando por colaboradores (na sua maioria jornalistas investigativos). Nele são postados vídeos e documentos secretos de governos de vários países. A última façanha do site foi publicar 250 mil telegramas confidenciais do serviço diplomático dos Estados Unidos, inclusive, algumas telegramas enviados ao governo brasileiro. São informações obtidas por jornalistas ou pessoas próximas ao governo, mas que são censuradas pela grande mídia. No Wikileaks, essa pessoas tem total liberdade de publicar o que quiser. O fundador do site atualmente está foragido da polícia, pois "coincidentemente" dois dias após a publicação dos 250 mil telegramas, ele sofreu uma acusação de estupro na Suécia.
Eu achei a ideia do site incrível, informação nunca é demais. Ainda mais informações sobre coisas tão importantes que acontecem no mundo. O que preocupa é que entre alguns desses documentos secretos, existem muitos que falam sobre o combate ao terrorismo. Inclusive, o documento direcionado ao governo brasileiro fala algo sobre a captura de terroristas aqui no Brasil. Esse tipo de informação deve sim ser mantida em sigilo, pois se trata de uma questão de segurança mundial. O fundador Julian Assange com certeza deve estar muito empolgado com toda a repercusão do seu site no mundo todo, mas acho que tanto ele como os colaboradores deveriam repensar se realmente todas as informações deveriam ser divulgadas.

Link do site: http://wikileaks.ch/
Twitter: twitter.com/wikileaks

OBS: Fiz um texto bem resumido, mas existem outros bem completos na net, que me serviram de fonte. Os links são: