segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Uma carta para o passado


Mais uma manhã de aula. E como todos os dias, Ana voltava para casa com as suas amigas.
A escola era seu pegueno mundo, de onde tirava suas referências e suas experiências. Era a mais acanhada das amigas e talvez por isso, não chamasse tanto a atenção dos garotos. Afinal, ausência de beleza e de desenvoltura não é a combinação dos sonhos quando se tem 15 anos.
Era apaixonada por Miguel, um garoto de sua turma. Ela nem sabia o porque, pois ele nem era bonito e também nem era tão legal, mas via algo de especial no menino. Ela o amava.
Miguel, por sua vez, não via nada de especial nela. Ignorava sua existência e dava em cima da amiga de Ana, que parecia não ligar para o fato de que ela sofria calada ao ver isso. Ela gostava muito de suas amigas e fazia de tudo para agradá-las e vê-las felizes, apesar de isso criar feridas que dóiam muito ás vezes. Em certos momentos, sentia-se terrivelmente sozinha e achava que nunca seria feliz, pois só enxergava felicidade nas pessoas ao redor. Era triste e perdida.
Em um certo dia, ela estava deitada em sua cama, ouvindo música e pensando, quando derrepente um pedaço de papel entrou voando pela sua janela. Ela se sentou na cama e pegou o papel. Era uma carta. Assustada, desdobrou a folha e começou a ler:
"Querida Ana, não se sinta tão só. Você é muito especial. Talvez agora não seja o momento para que você perceba isso, você ainda terá que viver um pouco mais para conseguir enxergar certas coisas que acontecem com você. Sabe o Miguel? Você pode não acreditar agora, mas o que você sente por ele não é amor. Amor não é algo que faz sofrer, muito pelo contrário, ele te faz a pessoa mais feliz do mundo. E você saberá o que é isso. Não culpe o Miguel, pois ele também fará muitas descobertas na vida dele.
E as suas amigas que parecem não te enxergar, elas são muito diferentes de você. Elas buscam coisas que no momento não são tão importantes assim na sua vida. Não fique chateada, pois o tempo é relativo para as pessoas e nem sempre as coisas acontecem no mesmo tempo para todo mundo. Talvez a sua vida chegue em um ponto em que você abrirá mão de certas pessoas e conhecerá outras que te sustentarão em momentos muito importantes. Apesar disso, você guardará cada lembrança com muito carinho. Sei que agora você enxerga tudo escuro, confuso e triste, e pensa que a sua vida será uma eterna decepção. Mas acredite Ana, não será. Você passará por muitos momentos lindos. Alías, você será uma bela mulher, diferente das outras em vários sentidos, o que te tornará visível não a qualquer um, mas sim a quem souber verdadeiramente enxergar. Você não sabe quantas coisas vai descobrir, aprender e viver...conhecerá a felicidade bem de perto e vai aprender a lidar com os sentimentos ruins que todo ser humano tem. Eles não vão mais tomar contas de você...
Fique bem e principalmente confiante. Vai dar tudo certo, Eu sei disso! Ass: A.C..."
Derrepente, Ana acordou. Havia sonhado a noite inteira, mas não se lembrava com o que...odiava isso.
Se levantou e se arrumou para ir para a escola. Suas amigas passaram em sua casa e foram todas juntas, como todos os dias.
Na hora da chamada, Ana estava distraída, tentando se lembrar do sonho que teve. Até que leva uma cotovelada de sua amiga:
- Ana, a chamada! A professora já falou seu nome três vezes!
- ANA CRISTINA! - grita a professora.
- Presente...
E ela retorna para as suas divagações:
- Será que um dia o Miguel vai olhar para mim...?

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Amor animal

E quando acaricio a cabeça do meu cão, sei que ele não exige que eu faça sentido ou me explique (Clarice Lispector).

Essa semana, lendo o site da revista ÉPOCA, me deparei com a matéria "Gatos e humanos têm relações mais complexas do que se pensava". Em determinada parte da matéria, eles dizem que "Os pesquisadores descobriram que a relação entre os gatos e seus donos é baseada em um verdadeiro jogo de interesses; são relações complexas, em que há contribuições emocionais de ambos os lados. Por exemplo, se um dono faz carinho no seu gato quando este pede, depois terá “créditos” com o bicho, quase como se um devesse a retribuição do afago ao outro. E o gato irá recompensá-lo mais tarde".
Apesar de ser admirável essa capacidade dos gatos de agir da mesma forma que os seres humanos, uma coisa eu tenho que declarar: nada como ter um cachorro. É claro que algumas pessoas são mais independentes, moram sozinhas ou não tem tempo de ser dedicar tanto a um animal de estimação e optam pelos gatos. Mas o cachorro é um animal incomparável.
Eles possuem "N" qualidades, mas posso citar uma, que para mim é a mais especial: eles amam seus donos acima de qualquer coisa. Todo mundo já teve um dia difícil, aqueles de chegar em casa "se arrastando", tanto fisicamente como psicologicamente. E quando abre-se a porta, ele está lá, pronto para te receber cheio de alegria e de amor para dar.
O cachorro não está nem aí se você teve um dia péssimo, se brigou com o chefe, se fez a pior besteira no trabalho, se tomou a atitude mais burra do mundo naquele dia..enfim, você pode ser a pior pessoa do mundo naquele momento, mas ele te ama do mesmo jeito, sem cobranças e sem julgamentos. Como pode um simples animal significar tanto em nossas vidas?
O único defeito deles é não saber falar (ou seria uma qualidade?). Bom, o que eu sei é que para mim, os gatos podem até adquirir as características do dono, mas o que eu quero é um animal livre dos "defeitos" dos seres humanos....então, viva os cachorros!!

Guga ♥

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Tabacaria

Olá pessoal! Infelizmente não tenho conseguido atualizar o blog tão constantemente como eu queria. Ando passando por uns "perrengues" e esses últimos dias estão díficeis. Mas tenho novidades :)
Inspirada na minha amiga-prodígio Juliana, criei um portifólio online que está logo ali do lado. Ele será dedicado exclusivamente para as minhas matérias, textos e trabalhos da faculdade. Na verdade, todos os textos que estão nele estão publicados aqui no "buscando" também, mas ele tem uma entrevista que eu realizei para a matéria de linguagem radiofônica. Então, quem quiser ouvir minha linda voz, fique a vontade..rs.
Hoje eu vou deixar um trecho do poema "Tabacaria", de Álvaro de Campos. Ele é enorme e me identifico com muitas partes, mas hoje separei uma parte em especial. Quem quiser ler o poema inteiro, é só clicar aqui.



Tabacaria - Álvaro de Campos



Estou hoje vencido, como se soubesse a verdade.
Estou hoje lúcido, como se estivesse para morrer,
E não tivesse mais irmandade com as coisas
Senão uma despedida, tornando-se esta casa e este lado da rua
A fileira de carruagens de um comboio, e uma partida apitada
De dentro da minha cabeça,
E uma sacudidela dos meus nervos e um ranger de ossos na ida.

Estou hoje perplexo, como quem pensou e achou e esqueceu.
Estou hoje dividido entre a lealdade que devo
À Tabacaria do outro lado da rua, como coisa real por fora,
E à sensação de que tudo é sonho, como coisa real por dentro.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Homem é tudo palhaço

O blog "Homem é tudo palhaço" foi criado em 2002 por um grupo de amigas. Como o próprio nome diz, o objetivo é compartilhar histórias em que os homens (sejam "ficantes", namorados, maridos ou ex) tenham cometido alguma "palhaçada". São histórias das próprias criadoras do blog ou das leitoras, as chamadas "empresárias circences". Alguns depoimentos são de coisas banais, outros de verdadeiras sacanagens, mas não tem como não rir e (infelizmente) se identificar com alguns deles. Recentemente foi lançado um livro de mesmo nome (foto), baseado nos textos publicados.
Pontos negativos: Eu acompanho a muito tempo esse blog e um ponto a ser melhorado poderia ser o layout. Ele nunca fui mudado. E sem querer defender a classe masculina (nem tenho motivos para isso), mas alguns depoimentos são de mulheres, digamos...exageradas. Mas isso é uma visão pessoal, existem muitas que leem e concordam com tudo (e ainda escreveriam pior).
Pontos positivos: A interação com os leitores é constante. Frequentemente as criadoras do blogs promovem encontros em barzinhos. A linguagem utilizada é muito simples e como eu já citei, é muito fácil se identificar com os relatos.

Vale a pena conhecer (e se divertir): http://tudopalhaco.blogspot.com/

sábado, 5 de fevereiro de 2011

O Apanhador no Campo de Centeio - J.D Salinger


"Amo escrever, mas só escrevo para mim mesmo e para o meu prazer." (J.D. Salinger)


O livro "O Apanhador no Campo de Centeio" foi a obra prima do escritor americano J.D Salinger. Ele faleceu em janeiro do ano passado e essa matéria da Folha Online publicada no dia do falecimento conta um pouco de sua trajetória.
Minha história com esse livro é antiga. A primeira vez que ouvi falar dele eu devia ter uns 16 anos. Eu era super fã do Guns'n'Roses (sou até hoje) e li uma matéria que dizia que era o livro preferido do Axl Rose. Desde desse dia me interessei pela obra.

Foram passando os anos e várias pessoas que eu conhecia me recomendavam essa leitura, dizendo que eu me indentificaria. Comecei a procurar em sebos e nunca achei o bendito. Até que há alguns dias, vi um colega meu no trabalho lendo um livro. Eu, que nunca posso ver ninguém lendo, que fico curiosa, pedi para ver qual livro era. Nem acreditei quando vi! Finalmente tive a oportunidade de conhecer essa famosa obra.
O ano é 1951. O livro conta a história de Holden Caulfield, um adolescente de 16 anos que foi expulso da escola (uma espécie de colégio interno, o que era comum na época) devido as suas notas baixas. Ele ainda pode passar o fim de semana no colégio e precisa estar em casa apenas na quarta-feira. Mas depois de uma briga com o colega de quarto, ele resolve ir embora e "perambular" pelas ruas de Nova York, até voltar para casa e contar sobre a expulsão para os seus pais. E é nessa "perambulação" que ele começa a refletir sobre a sua vida, sobre as pessoas, suas dúvidas e seus planos para o futuro. No começo, achei o personagem apenas um adolescente chato, que vivia reclamando de tudo (com frequência ele se refere as pessoas como "cretinos" e "filhos da mãe"). Mas com o passar do livro, comecei a me identificar com o Holden. A adolescência é uma fase mágica e a mesmo tempo assustadora, pois as dúvidas e a falta de autoconhecimento causam situações díficeis, que depois se transformam nas primeiras experiências de nossas vidas "adultas". Talvez falar sobre a história de um adolescente hoje não signifique nada, mas o ano era 1951 e esse foi simplesmente o primeiro livro da literatura americana a abordar a visão de um jovem. Até então, os adolescentes não tinham voz na sociedade. Com essa obra, J.D Salinger revolucionou e influenciou gerações nas décadas seguintes.
Para quem, assim como eu, busca ler sempre os clássicos e livros que marcaram a história, não deixem de ler "O Apanhador no Campo de Centeio".

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Clarice

Olá pessoal! Vou postar um texto da Clarice hoje..faz tempo que não posto algo dela por aqui (e não é por falta de vontade). Daqui a alguns dias postarei um texto inédito :). Eu andei pensando em "focar" um pouco mais o blog e quem sempre passa por aqui vai perceber essa mudança. Mas não vou deixar de escrever o que me der vontade...rs. Quem sabe não surja um novo blog por aí..(eu sei, viciada). Por favor..aceito sugestões, críticas, opiniões...é para isso que estou aqui :). Esse texto da Clarice em uma primeira leitura pode parecer depressivo, mas não passa de um incentivo...para que possamos viver de verdade, amar acima de tudo e fazer parte de um mundo que mereça a sinceridade...

"Amanheci em cólera. Não, não, o mundo não me agrada. A maioria das pessoas estão mortas e não sabem, ou estão vivas com charlatanismo. E o amor, em vez de dar, exige. E quem gosta de nós quer que sejamos alguma coisa de que eles precisam. Mentir dá remorso. E não mentir é um dom que o mundo não merece..."

(Clarice Lispector)