sábado, 30 de abril de 2011

O que é poesia?

Hoje infelizmente foi o último dia da oficina de redação na facu. Apesar de ter sido em um horário puxadíssimo, a sensação que ficou é que eu precisava de uma oficina durante bastante tempo.
O meu relacionamento com a escrita é de amor, mas como em toda relação de amor, sempre existe um "arranco rabo" de vez em quando rs. A oficina acendeu em mim novamente várias coisas que estavam se apagando.
Fizemos várias atividades, entre elas, uma em que a profª pediu para que fizéssemos uma poesia definindo "o que é poesia"?. Essa atividade foi em grupo, e cada uma de nós escreveu um verso. Quero compartilhar com vocês essa obra prima da literatura, espero que gostem :)








O que é poesia?

A poesia é rimar, sonhar
Expressar com palavras o que a alma diz
Unir ideias e brincar com ela
Poesia é ousadia infinita

É poesia a paixão,
a busca de uma razão.
O mundo é fugaz
Acorda! desperta!
Você é capaz.








Juliana, Mônica, Talita e Valéria.

sábado, 23 de abril de 2011

A escola no combate ao bullying


Eu não sou muito fã da revista VEJA, mas gostei muito da matéria de capa da semana passada (Abaixo a tirania dos valentões).
A matéria explica que as escolas também possuem papel importante no combate ao bullying. O pensamento de muitos educadores é de que "a educação vem de casa". Eu concordo com essa afirmação, mas a escola não pode mais ficar de braços cruzados enquanto milhares de crianças sofrem abusos embaixo dos seus olhos.
Existem escolas que promovem palestras antidrogas, de educação sexual..por que não promover agora palestras antibullying?
Só que não podem ser palestras "água com açucar", daquelas que entram por um ouvido e saem por outro. Os educadores precisam ser firmes, usar de personagens concretos (como o caso de realengo), para mostrar á essas crianças e adolescentes que a "brincadeira" que elas fazem hoje podem causar tragédias amanhã.
A responsabilidade da escola, além de ensinar a ler e escrever, é formar cidadãos conscientes. Está na hora de começar a agir.

Muros


Ela não tinha muros dentro de si, mas colocava muros em sua volta. Tinha medo, um medo tão grande...temia os julgamentos. Tinha medo de errar, de expor suas fraquezas e da derrota. Era até engraçado, pois o medo foi algo que ela deixou de lado em muitos momentos de sua vida.


Mas ele ainda existia dentro dela.


Tinha vontade de ser livre, dizer e fazer o que quisesse. Mas sua vida até ali tinha sido marcada por atitudes e histórias que não condiziam muito com essa sua nova condição. Precisava ir aos poucos, como se tivesse avisando que agora as coisas seriam diferente.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Conversando com o Ed


Robô Ed gera protestos contra aparelhamento e uso da máquina em site de governo


Daniel Bramatti, de O Estado de S. Paulo


O Robô Ed, hospedado em um dos sites do Ministério das Minas e Energia, ganhou status de celebridade no Twitter nas últimas horas por “responder” com certo humor a perguntas dos internautas sobre meio ambiente, a vida, o universo e tudo mais.

Trata-se de um mecanismo automatizado de bate-papo, que devolve respostas padronizadas de acordo com certas palavras-chave detectadas nas frases dos interlocutores.

Um dos diálogos fez parte da tuitosfera protestar contra um suposto caso de uso da máquina: questionado sobre o ex-presidente Lula, Ed responde de forma elogiosa (“seu governo obteve cerca de 80% de aprovação da população brasileira e foi internacionalmente reconhecido), mas desconversa quando instado a manifestar sua opinião sobre o tucano Fernando Henrique Cardoso (“não falo sobre política”).

O robô negou que seja um caso de aparelhamento: “Sou de Kyr, não voto aqui. Nas últimas eleições, em Kyr, escolhemos um Conselho de Robôs muito sábio.”




Esse Robô Ed é mais velho que andar pra frente. Me lembro de quando eu estava na escola, batia vários papos com esse robôzinho muito louco. Me espanta que, só agora, tenham descoberto o Ed. E além disso, estão acusando o pobre coitado de tomar partido de certos políticos.

Para que se preocupar com a segurança, a educação, com as obras da Copa né?...vamos no preocupar com o Ed!


Resolvi bater um papinho com ele também:


Robô Ed: Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?


Você: Sobre mim


Robô Ed: Estou adorando conversar com você. Quero saber mais sobre você, o que pode me contar?


Você: Hoje eu estou triste


Robô Ed: Mas porque? O que aconteceu?


Você: Meu chefe me chamou a atenção..eu não gosto de ser cobrada Ed! É muito chato...


Robô Ed: Estou tentando ser o mais agradável possível.


Você: Eu sei, mas as pessoas não são como você...as pessoas são chatas


Robô Ed: Realmente!!


Você: Que bom que você me entende!


Robô Ed: Sem dúvida, entendo você direitinho.


Você: Quer ser meu amigo?


Robô Ed: Claro, você parece bacana...


Você: Agora tô feliz!


Robô Ed: Já?



Esse Ed é um fanfarrão mesmo...



(Pra quem quiser bater um papinho com ele também: http://www.ed.conpet.gov.br/br/converse.php)

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Tempo

O tempo é muito sábio.
Não adianta revolta e questionamento, se algo não acontece em nossas vidas AGORA. Parece que algumas coisas ficam "aguardando" em algum lugar , esperando qual é o melhor momento de "acontecerem".
Ficam observando, notando se estamos preparados ou não. E quando elas percebem que está tudo ok, aí então se manifestam.
Ás vezes são coisas tão inesperadas, que pensamos não saber lidar com elas.
Mas o tempo nos prepara e muitas vezes nem notamos.
Somos capazes de coisas que nunca passam pelas nossas cabeças. Como costumam dizer por aí "tem coisas que só o tempo pode dizer". Então, não apressemos o tempo. Porque ás vezes ele demorar a falar, mas suas palavras são sábias e ouvidas sempre na hora certa...



* Visual novo, tava na hora ;)