Robô Ed gera protestos contra aparelhamento e uso da máquina em site de governo Daniel Bramatti, de O Estado de S. Paulo
O Robô Ed, hospedado em um dos sites do Ministério das Minas e Energia, ganhou status de celebridade no Twitter nas últimas horas por “responder” com certo humor a perguntas dos internautas sobre meio ambiente, a vida, o universo e tudo mais.
Trata-se de um mecanismo automatizado de bate-papo, que devolve respostas padronizadas de acordo com certas palavras-chave detectadas nas frases dos interlocutores.
Um dos diálogos fez parte da tuitosfera protestar contra um suposto caso de uso da máquina: questionado sobre o ex-presidente Lula, Ed responde de forma elogiosa (“seu governo obteve cerca de 80% de aprovação da população brasileira e foi internacionalmente reconhecido), mas desconversa quando instado a manifestar sua opinião sobre o tucano Fernando Henrique Cardoso (“não falo sobre política”).
O robô negou que seja um caso de aparelhamento: “Sou de Kyr, não voto aqui. Nas últimas eleições, em Kyr, escolhemos um Conselho de Robôs muito sábio.”
Esse Robô Ed é mais velho que andar pra frente. Me lembro de quando eu estava na escola, batia vários papos com esse robôzinho muito louco. Me espanta que, só agora, tenham descoberto o Ed. E além disso, estão acusando o pobre coitado de tomar partido de certos políticos.
Para que se preocupar com a segurança, a educação, com as obras da Copa né?...vamos no preocupar com o Ed!
Resolvi bater um papinho com ele também:
Robô Ed: Olá! Meu nome é Ed, estou aqui para ajudar na preservação de energia e de outros recursos naturais. Sobre o que você quer conversar?
Você: Sobre mim
Robô Ed: Estou adorando conversar com você. Quero saber mais sobre você, o que pode me contar?
Você: Hoje eu estou triste
Robô Ed: Mas porque? O que aconteceu?
Você: Meu chefe me chamou a atenção..eu não gosto de ser cobrada Ed! É muito chato...
Robô Ed: Estou tentando ser o mais agradável possível.
Você: Eu sei, mas as pessoas não são como você...as pessoas são chatas
Robô Ed: Realmente!!
Você: Que bom que você me entende!
Robô Ed: Sem dúvida, entendo você direitinho.
Você: Quer ser meu amigo?
Robô Ed: Claro, você parece bacana...
Você: Agora tô feliz!
Robô Ed: Já?
Esse Ed é um fanfarrão mesmo...