sábado, 23 de abril de 2011

A escola no combate ao bullying


Eu não sou muito fã da revista VEJA, mas gostei muito da matéria de capa da semana passada (Abaixo a tirania dos valentões).
A matéria explica que as escolas também possuem papel importante no combate ao bullying. O pensamento de muitos educadores é de que "a educação vem de casa". Eu concordo com essa afirmação, mas a escola não pode mais ficar de braços cruzados enquanto milhares de crianças sofrem abusos embaixo dos seus olhos.
Existem escolas que promovem palestras antidrogas, de educação sexual..por que não promover agora palestras antibullying?
Só que não podem ser palestras "água com açucar", daquelas que entram por um ouvido e saem por outro. Os educadores precisam ser firmes, usar de personagens concretos (como o caso de realengo), para mostrar á essas crianças e adolescentes que a "brincadeira" que elas fazem hoje podem causar tragédias amanhã.
A responsabilidade da escola, além de ensinar a ler e escrever, é formar cidadãos conscientes. Está na hora de começar a agir.

4 comentários:

! Marcelo Cândido ! disse...

Falando sobre o tema
Postei sobre isso há duas semanas no meu blog, se puder ver:

http://palavrinhasmarcelo.blogspot.com/2011/04/post-sobre-bullying.html

Abraços

Gustavo Fiorini disse...

Eu já li mais a Veja...

O bullying é realmente um problema sério e todos precisam se unir p/ mudar essa realidade: pais, escolas, alunos, secretárias de educação... Não dá pra cruzar os braços diante disso.

Vou procurar a matéria no site depois... Abraço!

Murillo disse...

Crianças são cruéis, não é?
Falam o que pensam. A escola não deve educar os filhos desses pais, mas acho que é um dever auxiliar, reforçar essa educação. Até porque... não é toda criança que tem boas referências dentro de casa.

Clau disse...

Infelizmente o bullyng é avenida de mão dupla, todo mundo sofre e prática mesmo sem perceber e com os professores e mestres também não é diferente, eles também tem e sofrem preconceito.Quando eu estava na 2ª série do ensino fundamental havia um garoto na minha turma que tinha um jeito considerado "afeminado", andava rebolando, no dia em que a professora viu mandou chamar o pai dele pois aquilo "não era jeito de um homem andar", o coitado só tinha 8 anos e passou um vexame desses!

clau-tudosobretudo.blogspot.com