quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Desabafo de uma universitária

Durante toda a minha vida, sonhei com o dia em que entraria na faculdade de jornalismo e conseguiria exercer a profissão dos meus sonhos. E como o mundo é fácil e doce em nossos sonhos. Em uma certa época da vida, eu podia acreditar que para conquistar os meus objetivos eu só precisaria de força de vontade. Mas como acontece com todo mundo (em alguma época da vida), a realidade foi jogada nua e crua em minha face. Me tornei uma bendita universitária. Mas isso basta para conseguir a tão almejada profissão dos meus sonhos? NÃO. É revoltante para nós universitários estar na faculdade se esforçando, estudando e perdendo parte de nossas vidas, para chegar nas entrevistas de estágio e sermos cobrados de coisas humanamente impossíveis de serem feitas nesse momento. Muitos pedem experiência na área, mas como vou ter experiência se estou justamente pagando para aprender? Pedem inglês, mas como um universitário que muitas vezes mal tem 1 folga no trabalho por semana, vai ter tempo (e dinheiro) para fazer inglês? Aliás...UNIVERSITÁRIO NÃO TEM DINHEIRO!!! E o pior..o extremo do pior...muito nem trabalham na área que estudam. Por que não querem? por que não procuram? Não...porque não CONSEGUEM TER OPORTUNIDADES!! É triste imaginar quantas pessoas já deixaram para trás seus sonhos, para fazer algum curso mais fácil e de rápida colocação no mercado. Ou pior, quantas pessoas já desistiram de estudar. Só quero deixar claro que não desisti do meu objetivo, e que estou trabalhando da maneira que posso no momento, para que ele se realize. Mas o caminho é difícil, e agora sonhar, só nas minhas poucas horas de sono.

6 comentários:

Li Fonseca disse...

Concordo e apoio esse seu desabafo, Tali!Realmente não é nada fácil qdo a realidade é jogada na nossa cara, sem dó e piedade.

Juliana Tavares disse...

Verdade Tá!

É muito difícil estudar e trabalhar no que gostamos e quando pensamos que os obstáculos acabaram eles aumentam. Não páram de aumentar. Essa é a forma que a vida encontrou para nos perguntar "é isso mesmo que você quer?" e como eu e você somos muito teimosas respondemos "é sim, qual o problema?" Rs
Um dia tudo isso valerá a pena. Eu tenho fé!

Bj, bj!

Talita Cruz disse...

É..está díficil meninas..mas ainda bem que no meio do caminho encontramos pessoas legais que nos acompanham nessa jornada :)

Marcos Vinicius Gomes disse...

Olá,

essas crises existem e estão em todas as áreas, acredite. Estou labutando há nove anos e só agora as coisas estão se acertantdo. O ideal é não esmorecer. Eu acredito que isso é um bom combustível para sermos empreendedores e buscarmos alguma autonomia que nos falta ou que pensamos não ter. Em relação ao inglês, existem várias possibilidades, alguns cursos flexíveis. A internet ajuda bastante, não sei qual sua base no idioma, mas é possível aprender a língua de maneira não sistemática (em escolas e institutos). Abraço e boa sorte!

Ariadne Lima disse...

Talita, a luta e as dificuldades fazem parte da trajetória até a conquista. E, olha, digo por mim: ela tarda, mas, pra quem não desiste (como você) ela não falha nunca. Beijo!

Talita Cruz disse...

Vinicíus e Ariadne, obrigada pelos comentários! bjs