quinta-feira, 14 de julho de 2011

Agosto - Rubem Fonseca



Acabei de ler no site da Folha que a minissérie "Agosto" vai ser reprisada no canal Viva. Ela foi exibida em 1993 e é uma adaptação do livro homônimo de Rubem Fonseca. Eu li esse livro e com certeza é uma das melhores obras que eu li na minha vida. Ela é uma mistura de ficção e realidade, que narra os últimos dias do governo de Getúlio Vargas e a investigação de um crime, comandada pelo comissário Mattos.

Na época, eu escrevi sobre o livro em um outro blog que eu tinha. Segue um trecho:

(...) terminei de ler um dos melhores livros da minha vida (Agosto - Rubem Fonseca). Não vou explicar a história toda aqui, mas o motivo de eu ter gostado tanto é o personagem principal, o comissário Alberto Mattos. Ele é um policial inteligentíssimo, corajoso e cheio de atitude. O comissário Mattos vive no meio da podridão, um mundo cheio de morte, mentira, tortura e não abaixa a cabeça pra ninguém. Briga, xinga, dá ordens e desafia todos com uma coisa que ninguém em volta tem, e que deixa todo mundo chocado: ele é insuportavelmente honesto. Digo insuportável porque é isso as pessoas honestas se tornam muitas vezes (na visão de alguns). Por que ser honesto nos dias de hoje? pra ser passado para trás, pra levar prejuízo? (...)


O comissário Mattos é interpretado por José Mayer. O roteirista da série é o próprio Rubem Fonseca, então as falas dos personagens na maioria das vezes são exatamente iguais a do livro. E isso é muito legal, porque os diálogos dos livros do Fonseca são inesquecíveis.

Para quem tiver a oportunidade de assistir, vale a pena.

7 comentários:

Li Fonseca disse...

Tbm vi isso na Folha, Tali. Q pena que não tenho TV acabo nem a gato em casa..rsrsrs Queria muito assistir, direito, sem ser no youtube!

Talita Cruz disse...

Li - Nem eu rsrs. E nem no youtube tem mais. Vamos fazer uma vaquinha e comprar o box? haha Bjuus

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? lembro dessa minissérie.. Na época, detestei!!! Ritmo leeento.. Imagens escuras... Não tenho boas recordações. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Talita Cruz disse...

Fábio - Como geralmente acontece, te garanto que o livro é beem melhor, passa mais emoção. Mas é minissérie é boa também, pena que eu não vou poder assistir (e tiraram do youtube). Bjus

André San disse...

Não vi a minissérie, só me lembro das chamadas. Eu era uma "jovem criancinha" no tempo da exibição, nem me interessei. E ainda não li o livro, mas seu comentário me deixou curioso. Lerei qdo tiver oportunidade. Bjs!
André San - www.tele-visao.zip.net

Talita Cruz disse...

André - Esse é um livro que eu recomendo muito. Aliás, a obra do Rubem Fonseca é muito boa! Bjuus

Solen disse...

Realmente Agosto é uma obra prima.
Rubem Fonseca é ótimo.
Raramente a teledramaturgia consegue reproduzir a profundidade da história criada em livro. Mas no caso de Agosto a minissérie se aproxima muito do contexto do livro. Vale a pena ler o livro e assistir a minissérie. São trabalhos de primeira grandeza. Na livraria Saraiva você consegue adquirir tanto o livro quanto a minissérie juntos obtendo descontos. Vale cada centavo.

Um abraço,
Solen