quinta-feira, 21 de julho de 2011

Au Pair




Muita gente sonha em fazer um intercâmbio para aprimorar o inglês e conhecer outros países. Existem várias alternativas para que isso seja feito, entre elas, o programa conhecido como "Au Pair".
O termo vem do Francês, e significa "a par" ou "igual". Isso porque a(o) candidata(o) a realizar esse intercâmbio hospeda-se na casa de uma família do país escolhido para trabalhar e estudar, mas a relação não deve ser trabalhista, e sim, de acolhimento a um novo "parente". A grande maioria de estrangeiros aceitos no programa é de mulheres, já que para os homens são feitas mais exigências.
O trabalho a ser realizado pela "Au Pair" é obrigatoriamente o de babá. Eventualmente, também são delegadas algumas funções da casa. Durante o período de estadia nesse outro país, ganha-se uma bolsa de estudo de até 500 doláres (fornecida em parte pela família anfitriã) e o período de estadia é geralmente de um ano, com direito a férias remuneradas.
Tudo muito lindo, mas claro que são feitas infinitas exigências a esses candidatos. Eu visitei vários sites de agências. Alguns deixam bem claro que a pessoa terá que passar por entrevistas, testes psicológicos, referências de outros empregos, além de exigências específicas das famílias (já que são elas que escolhem o candidato). Quase um "Aprendiz". Outros fornecem menos exigências, talvez para não assustar tanto o candidato logo de cara rs. Segue um exemplo tirado do site Cultura Care Aur Pair:

Exigências

Ter de 18 a 26 anos.
Ter pelo menos 200h de experiência de trabalho com crianças.
Ter nível intermediário de inglês, suficiente para manter uma conversa.
Ter o segundo grau completo.
Ser flexível, madura, independente e positiva.
Ter carteira de motorista.
Não ter antecedentes criminais.
Ter boa saúde para ficar um ano fora.
Não ser fumante
Ser solteira e sem filhos

Para homens, além dos requisitos acima, são necessários alguns itens a mais:

Ter de 19 a 26 anos.
Ter pelo menos 1000h de experiência de trabalho com crianças na área de esportes. Ex: Professor de educação física.
Ter nível avançado de inglês.
Ter carteira de motorista a pelo menos um ano.

(Eu não entendi esse negócio de cobrar mais dos homens do que das mulheres. Será que pagam mais também?)

Existe toda uma burocracia, mas o valores me pareceram mais acessíveis do que de outros intercâmbios. Para quem tem coragem, disponibilidade (em todos os sentidos) e money, vale a pena a aventura.


*Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o Au Pair, segue um outro site: http://www.intercambiocultural.com.br/au-pair/

4 comentários:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? É importante a fluência em inglês.. Eu não tenho e passo por dificuldades quando é necessário... Enfim, obstáculos a serem superados.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Talita Cruz disse...

Fábio - É verdade. Agora que eu estou disponível no mercado de trabalho rs, está me fazendo muita falta...Bjuus

Clau disse...

A oportunidade de estudar inglês deve ser maravilhoso, principalmente pra conseguir colocação no mercado de trabalho como todos bem sabemos, mas acho que eu não encararia morar sozinha em um país distante e ainda por cima morando na casa dos outros...

Talita Cruz disse...

Clau - Nem eu..rsrs. É muita coragem. Acho que encararia um intercâmbio mais "tradicional"...Bjus