quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Metamorfose - Franz Kafka


"A metamorfose, de Franz Kafka, foi escrito em 1912, quando o autor contava vinte e nove anos. É um de seus poucos romances que foram finalizados e publicados, e é marcado pela sua forma peculiar de compor literatura.
A fórmula é bastante simples: Gregor Samsa acorda certa manhã, após "sonhos intranqüilos", e se encontra metamorfoseado em um inseto monstruoso. A partir daí passa a viver uma nova rotina, na qual deve permanecer em casa e à distância de qualquer visita. O trabalho, obviamente, é abandonado e seu quarto se transforma em todo o seu mundo".


Fonte: http://e-nigma.com.pt/criticas/metamorfose.html


Li esse livro no 1º semestre da faculdade, à pedido do professor de Filosofia. É uma história muito complexa, tanto que preferi nem me atrever a fazer uma resenha do livro e preferi buscar um pequeno resumo na internet. Me lembro que teria uma prova, e na época fiz várias pesquisas para tentar entender o máximo possível o que Kafka quis passar com esse personagem e essa história, e confesso que encontrei versões bem diferentes. No fim, fiz a prova e acabei passando relativamente tranquila pela matéria..rs. O fato é, que depois de 1 ano e meio, parece que finalmente eu entendi o que Kafka quis dizer. Isso porque me sinto meio "Gregor Samsa" ultimamente, passando por um processo de metamorfose, que segundo o dicionário Aurélio significa "Mudança completa no estado ou no caráter de uma pessoa". E da mesma forma como acontece com Gregor, o processo não é fácil. Muitas vez dói, muitas pessoas não entendem, ficam confusas, atiram pedras (ou maçãs), sentem medo. Alguns chamam de amadurecimento, outros apenas de mudanças, mas não sei, pressinto que daqui a alguns dias irei acordar com antenas na cabeça.

3 comentários:

Li Fonseca disse...

Profundooooooo....\/

Leonardo Xavier disse...

Esse é um daqueles livros que eu tenho o projeto de ler no futuro, mas nunca sobra tempo: Eu acho que tem uma lista que eu me lembro de pelo menos mais uns 3 de cabeça:
-Dom Quixote(por sinal já está até aqui comprado e esperando eu terminar uns outros livros que estão na frente).
-Moby Dick
-Insustentável leveza do ser

Marcos Vinicius Gomes disse...

Esse vale (na minha inócua opinião). Texto objetivo para o tema, descrição psicológica sem cair nas armadilhas da psicanálise. Algo que todo mundo já passou, a fase onde parece sermos invisíveis, onde apenas uma alma caridosa possa nos estender a mão amiga para pelo menos nos afagar - como a irmã do personagem fez.
Abs.