terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Televisão e a Internet

É muito comum hoje em dia ler ou ouvir que a internet está acabando com a televisão. E é claro que muitas pessoas não acompanham mais a programação da TV como acompanhavam a 5, 10 anos atrás. Eu particulamente adoro assistir televisão, e tenho observado algo ultimamente: os programas de TV estão cada vez mais apelando para os conteúdos da internet, mas muitas vezes de uma forma que não agrega em nada. Por exemplo: é só ligar a TV de domingo que no minímo 3 programas vão exibir "O Top 10 da internet", que são os vídeos mais comentados da semana. Alguns programas na semana fazem o mesmo, mas em diferentes quadros. Onde está a criatividade da Televisão Brasileira? A TV deveria seguir o exemplo do jornalismo imprenso, que com a ascensão da internet passou a criar matérias com mais conteúdo e ter um aprofundamento maior no assunto tratado, criando um conteúdo muitas vezes mais completo do que aquele que temos na internet. Alguns programas até criam debates em torno de notícias vinculadas na web, mas nem sempre é feito com qualidade e de forma que o telespectador se sinta atraído a assistir. Isso acontece principalmente com os programas de auditório, que parecem cada vez mais dominados pela internet. Apesar disso, dizer que a televisão vai acabar é um exagero. Podemos pegar como exemplo o rádio, que apesar de todas as tecnologias existentes ainda é presente na vida de muitas pessoas. A Televisão Brasileira precisa criar uma nova identidade, não copiando tudo da internet, mas sim adaptando a sua linguagem e a sua programação.

2 comentários:

Li Fonseca disse...

Transmídia! é isso q ta na moda agora. A TV têm q fzr isso...rsrs

Talita Cruz disse...

É verdade, mas está difícil eles aprenderem..rsrs