domingo, 2 de janeiro de 2011

O barulho das verdades

Era uma cidade. E que cidade bonita. Todas as manhãs o sino da Igreja tocava, avisando a todos que iniciava-se um novo dia. O responsável era João, o coroinha mais elogiado da paróquia. Mas naquela manhã, o sino não tocou.
Muitos, que tinham no sino um despertador, acordaram atrasados para iniciar sua tarefas. Revoltados e ao mesmo tempo preocupados, decidiram se reunir e ir até a Igreja verificar o que tinha ocorrido.
Procuraram o Padre Joaquim, que também havia acordado atrasado. "Vamos todos até o quarto de João", sugeriu o Padre.
Chegando lá, encontraram o pequeno João sentado em sua cama, lendo um gibi.
- Por que não tocastes o sino João?, indagou o Padre.
- Pra falar a verdade Padre - começou João - Eu não gosto de tocar esse sino todos os dias, me cansa e ocupa meu tempo. Prefiro acordar cedo para ler meus livros e gibis. A partir de hoje, não toco mais esse sino.
Surpresa geral.
- João, mas por que isso? Sempre foi tu que tocastes o sino!
- Sim Padre, mas a partir de hoje, resolvi só dizer a verdade.
Acompanhando a cena, o padeiro Manoel decidiu se manifestar:
- Bom, como ninguém tocará o sino, sinto informar que não conseguirei mais acordar no horário correto para fazer o pão, pois tenho o sono pesado e minha esposa também. Além disso, na verdade nunca suportei meu chefe, o senhor Luís. Nunca vi um homem tão pão duro e arrogante.
Luís, o dono da padaria, surpreso com a declaração, resolveu dizer:
- Bom Manoel, acredito que o motivo de seu grande sono pode ser resolvido, se sua esposa parar de lhe dar o calmante todos os dias para se encontrar comigo nos fundos da padaria.
Todos ficaram boquiabertos.
- Luís Henrique!! - grita a esposa do padeiro - já que meu esposo resolveu se demitir, não vejo mais motivos para encontrá-lo. E você Manoel, agora que está desempregado não me tem mais nenhuma serventia. Agora vou realizar o meu grande sonho: abrir uma sex shop na cidade.
Espanto geral.
- Ora senhoras - disse a esposa do padeiro - não finjam espanto, porque nos encontros da igreja que as senhoras promovem todas as semanas, o último assunto abordado é a biblía.
Nesse momento, todos começaram a jogar sua verdades a quem interessava. Casais improváveis, ideias malucas, planos mirabolantes..tudo foi revelado. A essa altura, o Padre já chocado, principalmente com a revelação das conversas das senhoras nos encontros biblícos, vira para o coroinha, que até então lia seu gibi tranquilamente, dizendo:
- Está vendo João, tudo isso porque você não quis tocar o sino.
- É verdade Padre - responde João - As pessoas precisam ouvir os sinos todos os dias, para acordarem e seguirem as suas rotinas. É como se o sino as lembrassem de seguir suas regras. Mas o barulho do sino também as lembravam de que deviam mentir, omitir e muitas vezes serem infelizes. E a verdade é que preferiam ouvir o barulho dos sinos do que a verdade. - É Padre - concluiu João - Acho que ainda vou ter que tocar o sino por um bom tempo...
E o barulho do sino continuou, escondendo as verdades novamente...

3 comentários:

Ariadne Lima disse...

Parabéns, linda! Arrasou! Morri de orgulho. :) Bjo!

Anônimo disse...

Oi Talita, texto maravilhoso.
Toquem os sinos, se não o mundo para.

Talita Cruz disse...

Exatamente Wagner,o mundo não está preparado para viver sem os sinos :) Adoro suas visitas aqui Ariadne, me enche de alegria! Bjss