sexta-feira, 20 de maio de 2011

5 razões para você não desistir de ser jornalista

Olá pessoal!
Hoje é sexta feira e eu só passei pra deixar um oi mesmo...rs
Hoje eu vou deixar um post do Duda Rangel, do blog "Desilusões perdidas", que é um dos meus blogs favoritos. Se você gosta de rir da desgraça alheia (ou da sua mesmo), tem que conhecer o blog do Duda. Queria aproveitar também e pedir para que vocês visitem os blogs que estão ali do lado esquerdo, no "recomendo". São blogs ótimos, de pessoas super legais que sempre estão dando uma forcinha e comentando por aqui.

Muito obrigada e bom fim de semana para vocês! :)


5 razões para você não desistir de ser jornalista


1. Convença-se de que ser milionário não é tudo. Pouca gente acumula uma fortuna só trabalhando. O lance é não ser escravo do dinheiro e lembrar que vida de milionário também tem suas chatices. Já imaginou como é foda só poder ir à praia cercado de seguranças, como a filha da Xuxa? Viver a neurose de dirigir um carro blindado? Nada como a liberdade do pobre. Posso ser feliz com a pouca grana dos meus frilas. É possível ter dignidade mesmo bebendo Kaiser e com plano de saúde do sindicato.

2. Saiba que o fim da exigência do diploma não é o fim do mundo. Agora que você já malhou o boneco do Gilmar Mendes no sábado de Aleluia e extravasou toda a sua raiva, respire fundo e comece uma nova etapa em sua carreira. Invista em você, seja diferenciado no mercado e desbanque a concorrência descanudada. Não lamente o tempo que você passou na faculdade. Quem não a cursou jamais saberá o que é uma festinha numa república ou uma partida de truco durante a aula de Sociologia.

3. Perceba quando você não saberia ou odiaria fazer outra coisa na vida. Você acha que vai fazer sucesso como garoto de programa com essa barriga ridícula de chope? Você acha que vai abrir a sua assessoria de imprensa e se tornar um magnata da comunicação com essa sua vocação empreendedora de bosta? Você acha que vai ser feliz como corretor imobiliário se detesta tal profissão? Quando você descobre que o jornalismo está no seu sangue, doe-se a ele, apesar de todos os perrengues.

4. Acredite que ninguém morre de tanto trabalhar. Taí o Silvio Santos que não me deixa mentir. O homem do Baú tem quase 80 anos, cuida de suas empresas, grava programas na TV, interage com as colegas de trabalho, vai ao Jassa e, quando chega em casa à noite, ainda dá um pega na dona Íris. Ops, acho que exagerei nesta última parte! E jornalista, mesmo com os plantões, tem o privilégio de viver uma rotina sempre nova e muito mais excitante do que à de um burocrata do mercado financeiro.

5. Descubra que ser jornalista tem lá suas vantagens. Quem não adoraria viver e construir a História, saborear experiências reservadas a poucos, ter o poder da palavra, ganhar o elogio de um leitor que adorou a sua matéria? E, principalmente, quem não curtiria um jabazinho, uma viagemzinha, um convite vip e uma boca-livre aqui e ali?

8 comentários:

Zoi di Gato disse...

Nem tudo está perdido, há esperança!

Talita Cruz disse...

Com certeza! Enquanto há vida, há esperança!..rs

ana disse...

Ah eu acho q o maior problema do Jornalista é achar q muda o mundo, e isso é algo irreal, jornalista é uma pessoa q leva informação, mas não consegue mudar nada, a arte de escrever e lidar com as pessoas é seu maior trunfo.
beijos

Gustavo Fiorini disse...

Serei jornalista.

Talita, coloquei seu link no Galeria de Novelas e estou segundo o blog. Se quiser, faça o mesmo. Beijo e boa semana!

Juliana Tavares disse...

Pois é amiga, jornalismo é pior que droga: uma vez que você experimenta não consegue mais largar! rs
Mesmo sem acreditar no meu potencial para exercer a carreira, não me vejo fazendo outra coisa!

Bjssss

Talita Cruz disse...

Ana, não sei se conseguem mudar o mundo, mas alguns jornalistas conseguem mudar muita coisa. Muitas denúncias são feitas por reportagens que ajudam a resolver casos que até então ninguém conhecia. Mas com certeza quem entra nessa profissão dever ter os pés no chão. Augusto, seremos colegas de profissão! rs. Obrigada, também estou te seguindo. Ju, se vc não tem potencial para exercer a carreira, ninguém nesse mundo tem! Sou viciadona nessa droga rs.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? O complicado é o salário ehhe.. Vejo vagas na faixa salarial de mil a 2 mil reais... Uma vergonha!!!! Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Talita Cruz disse...

Fábio - Realmente, quem é jornalista não pode esperar muitos números na conta rs. Tem que ser o tipo de pessoa que não é muito apegada ao dinheiro...