Agora Malhação é “Malhação identidade”, uma forma de tentar inovar um pouco a fórmula tão desgastada. Temos lá o garoto rico que se apaixona pela garota pobre, os amigos encrenqueiros do garoto rico e os amigos super legais da garota pobre. Também tem os respectivos “rejeitados” pelo casalzinho, e a turminha formada pelo restante do elenco. Essa turma é formada pelo engraçadinho, pelo “lerdinho”, pela gordinha, pelo “pegador”, enfim, por todos os estereótipos de adolescente que se conhece.
Eu não quero acreditar que a mentalidade dos adolescentes de hoje se resume ao que é mostrado ali. E eu realmente não acredito. “Malhação” é o exemplo clássico de como as novelas criam estereótipos na sociedade a vários anos. E essa cultura é tão impregnada no brasileiro que as pessoas nem conseguem saber se as novelas se inspiram na vida real, ou se o brasileiro se inspira na novela. Mas, voltando a Malhação, agora existe uma campanha contra a ditadura da beleza, liderada pelas gordinhas do colégio. Chega a ser meio paradoxo, visto que todas as protagonistas de todas as temporadas eram magras e lindas. Outra novidade é a total conexão dos adolescentes com a tecnologia. Notebooks, Iphones, Ipod, Blogs, fóruns e afins, são todos muito comuns para todos os adolescentes da novela. Mas é fato que a realidade da maioria dos jovens hoje não é assim tão fácil, a ponto de dominarem e possuírem todas essas tecnologias.
Apesar de parecer o contrário, a novela não é um retrato do que acontece na sociedade, e sim um modelo de comportamento para as pessoas. Quantos hoje não tomam atitudes baseados no que aconteceu na novela? Cabe a cada um ter a consciência de quem a “vida real” é muito mais complexa e diversificada do que um simples roteiro de televisão.
Um comentário:
Malhação ID de idiota neh..rsrsrs
Ta adorei o texto vc é foda...
rsrsrs
Postar um comentário