sábado, 1 de maio de 2010

Malhação e as novelas

Eu gostaria de fazer uma análise sobre todas as novelas da Globo, mas como infelizmente (ou felizmente) eu não tenho tempo de acompanhar todos os capítulos de todas as novelas, vou escrever sobre “Malhação”. Sinto-me mais a vontade para escrever sobre Malhação porque acho que assisti capítulos suficientes dessa temporada para formar uma opinião e, além disso, já assisti temporadas inteiras, e quem já assistiu sabe que não muda muita coisa.
Agora Malhação é “Malhação identidade”, uma forma de tentar inovar um pouco a fórmula tão desgastada. Temos lá o garoto rico que se apaixona pela garota pobre, os amigos encrenqueiros do garoto rico e os amigos super legais da garota pobre. Também tem os respectivos “rejeitados” pelo casalzinho, e a turminha formada pelo restante do elenco. Essa turma é formada pelo engraçadinho, pelo “lerdinho”, pela gordinha, pelo “pegador”, enfim, por todos os estereótipos de adolescente que se conhece.
Eu não quero acreditar que a mentalidade dos adolescentes de hoje se resume ao que é mostrado ali. E eu realmente não acredito. “Malhação” é o exemplo clássico de como as novelas criam estereótipos na sociedade a vários anos. E essa cultura é tão impregnada no brasileiro que as pessoas nem conseguem saber se as novelas se inspiram na vida real, ou se o brasileiro se inspira na novela. Mas, voltando a Malhação, agora existe uma campanha contra a ditadura da beleza, liderada pelas gordinhas do colégio. Chega a ser meio paradoxo, visto que todas as protagonistas de todas as temporadas eram magras e lindas. Outra novidade é a total conexão dos adolescentes com a tecnologia. Notebooks, Iphones, Ipod, Blogs, fóruns e afins, são todos muito comuns para todos os adolescentes da novela. Mas é fato que a realidade da maioria dos jovens hoje não é assim tão fácil, a ponto de dominarem e possuírem todas essas tecnologias.
Apesar de parecer o contrário, a novela não é um retrato do que acontece na sociedade, e sim um modelo de comportamento para as pessoas. Quantos hoje não tomam atitudes baseados no que aconteceu na novela? Cabe a cada um ter a consciência de quem a “vida real” é muito mais complexa e diversificada do que um simples roteiro de televisão.

Um comentário:

Aline Fonseca disse...

Malhação ID de idiota neh..rsrsrs
Ta adorei o texto vc é foda...
rsrsrs