sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Amor animal

E quando acaricio a cabeça do meu cão, sei que ele não exige que eu faça sentido ou me explique (Clarice Lispector).

Essa semana, lendo o site da revista ÉPOCA, me deparei com a matéria "Gatos e humanos têm relações mais complexas do que se pensava". Em determinada parte da matéria, eles dizem que "Os pesquisadores descobriram que a relação entre os gatos e seus donos é baseada em um verdadeiro jogo de interesses; são relações complexas, em que há contribuições emocionais de ambos os lados. Por exemplo, se um dono faz carinho no seu gato quando este pede, depois terá “créditos” com o bicho, quase como se um devesse a retribuição do afago ao outro. E o gato irá recompensá-lo mais tarde".
Apesar de ser admirável essa capacidade dos gatos de agir da mesma forma que os seres humanos, uma coisa eu tenho que declarar: nada como ter um cachorro. É claro que algumas pessoas são mais independentes, moram sozinhas ou não tem tempo de ser dedicar tanto a um animal de estimação e optam pelos gatos. Mas o cachorro é um animal incomparável.
Eles possuem "N" qualidades, mas posso citar uma, que para mim é a mais especial: eles amam seus donos acima de qualquer coisa. Todo mundo já teve um dia difícil, aqueles de chegar em casa "se arrastando", tanto fisicamente como psicologicamente. E quando abre-se a porta, ele está lá, pronto para te receber cheio de alegria e de amor para dar.
O cachorro não está nem aí se você teve um dia péssimo, se brigou com o chefe, se fez a pior besteira no trabalho, se tomou a atitude mais burra do mundo naquele dia..enfim, você pode ser a pior pessoa do mundo naquele momento, mas ele te ama do mesmo jeito, sem cobranças e sem julgamentos. Como pode um simples animal significar tanto em nossas vidas?
O único defeito deles é não saber falar (ou seria uma qualidade?). Bom, o que eu sei é que para mim, os gatos podem até adquirir as características do dono, mas o que eu quero é um animal livre dos "defeitos" dos seres humanos....então, viva os cachorros!!

Guga ♥

Nenhum comentário: