sábado, 5 de fevereiro de 2011

O Apanhador no Campo de Centeio - J.D Salinger


"Amo escrever, mas só escrevo para mim mesmo e para o meu prazer." (J.D. Salinger)


O livro "O Apanhador no Campo de Centeio" foi a obra prima do escritor americano J.D Salinger. Ele faleceu em janeiro do ano passado e essa matéria da Folha Online publicada no dia do falecimento conta um pouco de sua trajetória.
Minha história com esse livro é antiga. A primeira vez que ouvi falar dele eu devia ter uns 16 anos. Eu era super fã do Guns'n'Roses (sou até hoje) e li uma matéria que dizia que era o livro preferido do Axl Rose. Desde desse dia me interessei pela obra.

Foram passando os anos e várias pessoas que eu conhecia me recomendavam essa leitura, dizendo que eu me indentificaria. Comecei a procurar em sebos e nunca achei o bendito. Até que há alguns dias, vi um colega meu no trabalho lendo um livro. Eu, que nunca posso ver ninguém lendo, que fico curiosa, pedi para ver qual livro era. Nem acreditei quando vi! Finalmente tive a oportunidade de conhecer essa famosa obra.
O ano é 1951. O livro conta a história de Holden Caulfield, um adolescente de 16 anos que foi expulso da escola (uma espécie de colégio interno, o que era comum na época) devido as suas notas baixas. Ele ainda pode passar o fim de semana no colégio e precisa estar em casa apenas na quarta-feira. Mas depois de uma briga com o colega de quarto, ele resolve ir embora e "perambular" pelas ruas de Nova York, até voltar para casa e contar sobre a expulsão para os seus pais. E é nessa "perambulação" que ele começa a refletir sobre a sua vida, sobre as pessoas, suas dúvidas e seus planos para o futuro. No começo, achei o personagem apenas um adolescente chato, que vivia reclamando de tudo (com frequência ele se refere as pessoas como "cretinos" e "filhos da mãe"). Mas com o passar do livro, comecei a me identificar com o Holden. A adolescência é uma fase mágica e a mesmo tempo assustadora, pois as dúvidas e a falta de autoconhecimento causam situações díficeis, que depois se transformam nas primeiras experiências de nossas vidas "adultas". Talvez falar sobre a história de um adolescente hoje não signifique nada, mas o ano era 1951 e esse foi simplesmente o primeiro livro da literatura americana a abordar a visão de um jovem. Até então, os adolescentes não tinham voz na sociedade. Com essa obra, J.D Salinger revolucionou e influenciou gerações nas décadas seguintes.
Para quem, assim como eu, busca ler sempre os clássicos e livros que marcaram a história, não deixem de ler "O Apanhador no Campo de Centeio".

4 comentários:

Marcos Vinicius Gomes disse...

Oi!
Uma bela resenha, eu também odiei no começo, quase taquei fogo no livro de tão chato o Holden era. Mas depois vi que ele era gente fina, rsrsrs.
Apenas uma correção - ele não é o primeiro livro americano a tratar de uma narrativa em primeira pessoa de um adolescente. Há o 'As aventuras de Huckleberry Finn de Mark Twin' que narra a história dele descendo o rio Mississipi e sempre matutando sobre a vida. É fácil de achar, diferente do 'Apanhador' pois teve várias traduções e tiragens.
Abraço.

Marcos Vinicius Gomes disse...

Ah, ia me esquecendo, se você buscar a biografia do Salinger, verá que ele é um personagem a parte. Nada comparado com alguns escritores. Ele nunca aceitou vender os direitos do livro para ser rodado em filme, gostava de mulheres novas, de assistir televisão, não comia carne virou budista (ele nasceu judeu) e era 'meio anoréxico'. E também não gostava de mídia, não existe nenhuma entrevista com ele e poucas fotos.

Marcos Vinicius Gomes disse...

Mais uma que ia esquecendo (ele escreveu pouco mas tem tanto assunto). Ele tem a fama de ser (uma bobagem) 'maldito', pois foi num exemplar do ' Apanhador' que pertencia ao assassino de Lennon, que o cantor autografou, antes de morrer. Também o nome do personagem tem a ver com o título - Holden, uma junção de 'to hold'= pegar + sufixo en e Caulfield (field= campo). E uma coisa interessante que percebi é que os pais dele não tem nome, diferente da irmãzinha.
Agora sim fui.
Abs.

Talita Cruz disse...

Olá Marcos! Li em vários sites que esse havia sido o primeiro livro a dar voz a um adolescente. Pelo menos ele é o mais famoso e mais conhecido! Mas obrigada pela correção! Realmente li várias curiosidades sobre o autor, dá pra fazer um post só falando dele rs. Achei legal a origem do nome do personagem, esse livro é daqueles que dá pra tirar várias conclusões e perceber várias nuances diferentes. Pena que o Salinger não permitiu que fizessem um filme sobre ele, seria muito bonito! Obrigada pelos comentários! Bjss