domingo, 11 de setembro de 2011

Voto distrital


A edição 2233 da revista "Veja" trouxe uma matéria falando sobre o voto distrital. Trata-se de um movimento que um grupo de empresários e estudantes de São Paulo defende, para que esse modelo que já é adotado em outros países, como os EUA e a Itália, seja implantado no Brasil.

Segue um trecho do site eu voto distrital, explicando o objetivo do movimento:


Como é hoje?

Hoje, os representantes do povo no Legislativo (deputados federais, deputados estaduais e vereadores) são eleitos pelo voto proporcional, isto é, os partidos políticos ganham cadeiras em proporção ao número de votos que seus candidatos recebem em todo o Estado (ou cidade). Quanto mais candidatos, mais votos. Um mês após a eleição, 30% dos eleitores já não se lembra em quem votou, pois vota sem conhecer bem os candidatos. Este número aumenta para 70% em relação às eleições anteirores. Uma vez eleitos, os representantes também não se lembram dos eleitores e agem no Legislativo sem prestar contas a eles.

O Voto Distrital

O voto distrital é um sistema de voto majoritário no qual um Estado (ou cidade) é dividido em pequenos distritos com aproximadamente o mesmo número de habitantes. Cada partido indica um único candidato por distrito. Cada distrito elege um único representante pela maioria dos votos.

Que tipo de Voto Distrital o Movimento defende? Puro ou Misto? O movimento #euvotodistrital defende o sistema majoritário de dois turnos. Essa modalidade, além de trazer todos os benefícios do Distrital como conhecemos, preserva os interesses das minorias ao exigir segundo turno, caso o candidato não tenha 50%+1 dos votos.


Ainda não consegui formar uma opinião sobre o voto distrital ( e tudo o que a revista "Veja" defende deve ser muito bem analisado antes de se formar uma opinião), mas existe um ponto muito positivo nessa história: Hoje, "contamos" com 513 deputados federais. Sem contar os estaduais, senadores, vereadores e demais parlamentares.
O povo brasileiro é relaxado sim, no que diz respeito a política, mas vamos combinar: é muito difícil monitorar a atuação de todos esses políticos. Com o voto distrital, ficaria muito mais fácil cobrar o parlamentar eleito, porque ele concorreria com menos candidatos, suas propostas deveriam ser muito mais claras (devido a pouca concorrência) e ele ficaria responsável apenas por um "distrito", portanto, ele seria quase como um prefeito. Seria difícil esquecer em quem se votou.

Com voto distrital ou não, temos meios de fiscalizar os políticos. Mandando e-mails, ligando no gabinete, visitando os sites e redes sociais, podemos tentar nos manter informados e fazer valer o nosso voto. E isso é uma decisão que só cabe a nós mesmos.

Seguem alguns links:



Atualizado 17/09/2011: A revista "Carta Capital" publicou um texto criticando o voto distrital, escrito pelo sociólogo e presidente do Instituto Vox Populi, Marcos Coimbra.

5 comentários:

Anônimo disse...

Eu já assinei dando meu apoio. A campanha que está acontecendo tinha que ser mais divulgada, inclusive pelas emissoras. Tanto programa perdendo tempo com bobagem...

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Já o jornal Valor Econômico publica semanalmente artigos que demosntram preocupação com o voto distrital... Digamos que o voto proporcional respeita mais a composição da sociedade.. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

ana disse...

Acho interessante esse tipo de voto, mas n sei se estamos prontos p isso!bj

André San disse...

Hum, complicado, hein? O voto distrital me parece uma faca de dois gumes. Afinal, esse sistema é justo? Beijos!
André San - www.tele-visao.zip.net

Talita Cruz disse...

Apanhado geral - Realmente, eu tenho visto pouca divulgação...seria interessante que a população ficasse por dentro desse assuntos. Bjuus

Fábio - Eu me interessei bastante por esse assunto, e estou buscando opiniões diferentes para formar a minha opinião. Vou tentar ler mais o Valor Econômico rs. Bjuus

Ana - Eu tb achei alguns pontos interessantes, mas acho que isso ainda deve ser muito discutido, é um assunto muito complexo! Bjuus

André - Uns dizem que é mais justo, outros dizem que não...eu acho que depende muito da visão política de cada um. Por isso postei aqui quem defende e quem é contra, vamos ver o que vai dar essa história! Bjus