sábado, 3 de setembro de 2011

Ideias do MEC


O Ministério da Educação (MEC) vai distribuir tablets a escolas públicas a partir do próximo ano. A informação foi divulgada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante palestra a editores de livros escolares, na 15ª Bienal do Livro, na quinta-feira (1º). O objetivo, segundo o ministro, é universalizar o acesso dos alunos à tecnologia. Fonte: Jornalistas da Web


Tudo bem que ter um tablet é o desejo de muita gente. Mas quando se trata de investimentos na educação, principalmente em escolas públicas, a última coisa que se passa na minha cabeça é dar um tablet para essas crianças/adolescentes. Investir em tecnologia é importante sim, mas quando se trata de ensino público, existem muitas deficiências que precisam ser consertadas primeiro.

Esses alunos precisam de uma educação de qualidade, professores capacitados e motivados para ensinar e da certeza de que vão sair do ensino médio e conseguir um bom emprego e uma oportunidade de cursar o ensino superior.

Eu acho engraçado o Ministro falar que o objetivo é "universalizar o acesso dos alunos à tecnologia", quando a maioria das escolas públicas não possuem nem um laboratório de informática decente. Porque não começar dando computadores novos para essas instituições de ensino? Isso para mim é tapar o sol com a peneira.

Primeiro eles resolvem lançar um livro ensinando as crianças a falarem errado. Agora vão distribuir tablets. Vamos esperar a próxima ideia "genial" do MEC.

3 comentários:

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Acho importante a universalização daa novas ferramentas tecnológicas nas escolas públicas... Os livros agora terão maior democratização com os tablets... Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

ana disse...

Acho q vc tá certa!Mas o Fábio tbn afinal é bom ter contato com q é novo, mas é ruim pensar em qto irão embolsar mt gente e qtos irão msmo chegar as mãos dos alunos.
beijos

Talita Cruz disse...

Fábio - Eu tb acho super importante implantar ferramentas tecnológicas na escolas. Mas nos meus três anos de ensino médio em escola pública, por exemplo, eu não tive uma aula no laboratório de informática. Acho que deveriam corrigir isso antes de dar tablets para os alunos...Bjuus!

Ana - Também tem isso né? Infelizmente, não dá pra confiar nas promessas no governo. Bjuus!