sábado, 15 de janeiro de 2011

Heróis da vida real



"Quando você chega no seu limite, nós iniciamos o nosso trabalho;
Quando você não pode fazer mais nada, nós perseveramos e sobrepomos nossos próprios limites;
Quando todos fogem do perigo, nós nos aproximamos;
Quando todos gritam de desespero, nós pedimos silêncio;
Quando todos caminham desistindo, nós corremos com esperança;
Quando todos choram, nós engolimos seco;


Fechamos os olhos e agradecemos à Deus por dar-nos a glória de sermos BOMBEIROS..."



Nos últimos dias, o Brasil e o mundo estão perplexos diante das tragédias ocorridas principalmente nas cidades serranas do Rio de Janeiro. Parece que todo início de ano é a mesma coisa: é só chover que acontecem os desabamentos em vários locais em que existem casas e famílias morando. A cobertura da mídia nos traz um pouco da dimensão do sofrimento das pessoas que perderam suas casas e seus entes queridos.
Apesar da importância de cobrar do governo a falta de investimento e de medidas de prevenção, nesse primeiro momento é preciso orientar as pessoas que sobreviveram e localizar os corpos daqueles que não resistiram à tragédia. E é nesse tipo de situação que eles sempre são os primeiros a chegar: os bombeiros.
É uma das profissões mais bonitas e na minha visão, uma das mais difíceis que existem. Arriscar a própria vida para salvar a vida de uma outra pessoa que eles sequer conhecem é um verdadeiro ato de heroismo.
Comecei a pesquisar de quanto é a faixa salarial de um bombeiro. Por incrível que pareça eu não consegui achar essa informação com precisão. Localizei alguns fóruns e blogs na net, mas nenhum com informação atualizada. Segundo um post do Diário de um PM, bombeiros militares ganham o mesmo que os policiais militares. As remunerações iniciais variam de R$ 818 a R$2.107. Lembrando que eu não consegui localizar um tabela atualizada e essa informação é de 2008. O salário varia dependendo do Estado e a região nordeste tem a menor remuneração do país.
É pouco para quem arrisca a vida e a tranquilidade da sua família diariamente e para quem abre mão do próprio bem estar físico e psicológico em prol de um bem maior. Esses heróis e heroínas da vida real merecem todo o respeito e a nossa admiração sempre.



Atualizado 4/06/2011: Hoje os bombeiros do Rio de Janeiro sofreram repressão do Bope, depois de uma manifestação em que eles exigiam aumento de salário, que atualmente é de 950 REAIS! O governador Sérgio Cabral, por enquanto, se recusa a negociar. Isso é uma vergonha! Tanta gente que não faz nada..e recebe muito mais...

5 comentários:

Unknown disse...

Cresci querendo ser bombeiro,com o tempo eu perdi um pouco essa vontade,mas toda vez que eu vejo um texto sobre o trabalho desses heróis,toda vez que eu vejo que existem pessoas que realmente reconhecem esse árduo estilo de vida,admito que a minha vontade se renova.

Talita Cruz disse...

É uma profissão linda, que só pessoas com um coração enorme consegue exercer. Eu acho que vc devria tentar Lenny ;). Obrigada pelo comentário..bjss!

Li Fonseca disse...

Realmente ser bombeiro é ser um verdadeiro herói. Uma profissão linda e q merece admiração e respeito de todos nós!

Marcos Vinicius Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcos Vinicius Gomes disse...

Existe um filme de Scorsese -'Vivendo no Limite' com Nicolas Cage que trata do cotidiano dos paramédicos (que corresponde ao SAMU brasileiro). E ainda há um outro - se não me engano do Stone - com o Cage também: é 'As Torres Gêmeas'. São belos filmes, sem sensacionalismo que mostram o verdadeiro lado destes profissionais engajados.
Abs.