quinta-feira, 16 de junho de 2011

A arte de escrever - Arthur Schopenhauer

Arthur Schopenhauer (Danzig, 22 de Fevereiro 1788 — Frankfurt, 21 de Setembro 1860) foi um filósofo alemão do século XIX.Seu pensamento é caracterizado por não se encaixar em nenhum dos grandes sistemas de sua época. Sua obra principal é O mundo como vontade e representação (1819), embora o seu livro Parerga e Paralipomena (1851) seja o mais conhecido. Schopenhauer foi o filósofo que introduziu o Budismo e o pensamento indiano na metafísica alemã. Ficou conhecido por seu pessimismo e entendia o Budismo como uma confirmação dessa visão. Schopenhauer também combateu fortemente a filosofia hegeliana e influenciou fortemente o pensamento de Friedrich Nietzsche. (Fonte: Wikipédia)



Algo que une todos nós blogueiros é o gosto pela escrita. E graças a Deus, temos referências de ótimos escritores e pensadores ao longo da história, para nos inspirarmos e aprendermos.

O livro "A arte de escrever" é uma compilação de textos do livro "Parerga e Paralipomena" do filósofo Arthur Schopenhauer. Ele traz alguns reflexões sobre a importância do pensamento na vida de um escritor, a influência dos livros na criatividade, o estilo que agrada ao leitor, etc. Schopenhauer tem algumas ideias polêmicas. Por exemplo, para ele, quem lê muito acaba não desenvolvendo o próprio pensamento e fica sempre a margem do conhecimento alheio. Um bom texto deve ser resultado de reflexões próprias e escrito sempre de forma resumida, para que o leitor possa obter a informação da forma que ela é, sem ser "corrompido ou enganado por artifícios retóricos" (uma característica bem jornalística).

Eu discordo de algumas ideias dele, mas adoro esse livro. O primeiro texto é um pouco mais complexo, mas os outros são de fácil compreensão e até bem humorados. Diverte e ao mesmo tempo faz refletir sobre essa verdadeira arte que é escrever.


Separei o meu trecho favorito:


"Assim, logo que nosso pensamento encontrou palavras, ele deixa de ser algo íntimo, algo sério no nível mais profundo. Quando ele começa a existir para os outros, para de viver em nós, da mesma maneira que o filho se separa da mãe quando passa a ter sua existência própria".



Recomendo muito esse livro!!!

OBS: Estou respondendo todos os comentários galera. Pode demorar um pouquinho, mas respondo :D

3 comentários:

Anônimo disse...

Já li este livro e gostei muito. Ele é pessimista como o Nietzsche, aliás o Nietzsche lia Schopenhauer.

FABIOTV disse...

Olá, tudo bem? Pra falar a verdade, não gosto muito desses livros de filosofia...No Mackenzie, ninguém entendia absolutamente nada da disciplina kkk.. Na USP, a matéria já era mais "digestível".. Bjs, Fabio www.fabiotv.zip.net

Talita Cruz disse...

Thiago - Nunca li Nietzsche, mas deve ser muito bom! Bjus

Fábio - Pra falar a verdade, filosofia foi uma das matérias que eu menos gostei na facu rsrs. Mas esse livro é de fácil compreensão, vale a pena ler :) Bjus