sábado, 19 de março de 2011

Se houver amanhã - Sidney Sheldon



Cumprindo o que eu disse no primeiro post sobre Sidney Sheldon aqui no blog, já faz algum tempo que resolvi ler mais uma de suas obras, para tirar (ou confirmar) de vez a impressão ruim que eu tive na primeira leitura. E que bom que eu fiz isso.
O livro “Se houver amanhã” nos apresenta a história de Tracy Whitney, uma jovem bancária que está noiva do homem da sua vida, o herdeiro de uma grande fortuna. Tudo está perfeito para Tracy, até ela receber a notícia que abalaria toda a sua história: sua mãe havia se suicidado. Determinada a descobrir o motivo para tal ato, ela começa a investigar e descobre que a empresa que herdará de seu pai e que era administrada por sua mãe havia sofrido um golpe. Cega pelo desejo de vingança, Tracy procura o responsável por toda a desgraça de sua família e acaba se envolvendo em uma armação que a leva para a cadeia.


Sem família, abandonada pelo noivo e vítima dos mais diversos abusos na cadeia, ela junta todas as suas forças para conseguir sobreviver. E dar uma virada em sua história. Esse livro é um romance daqueles de tirar o fôlego. A protagonista da história é muito inteligente e perpicaz, o que a torna uma personagem inesquecível. Se compararmos a primeira parte do livro com o final, parece se tratar de duas mulheres e duas histórias diferentes, tamanha a mudança que ela sofre. Isso claro, com a ajuda dos outros personagens, que são muito bem construídos e que deixam marcas significativas em Tracy.
Segundo os membros da comunidade do orkut "Sidney Sheldon Brasil", esse é considerado um dos melhores livros do autor. Na época de seu lançamento nos E.U.A (1986), chegaram a adaptá-lo para a televisão.
Dessa vez eu gostei muito da leitura, já li até outra obra dele depois desse livro. E o legal é que por ser um autor muito conhecido, não é nem um pouco difícil achar alguém que tenha para emprestar...(contenção de despesas é tudo rs). Vou deixar para vocês um trecho da minissérie, quando Tracy já está na cadeia. Espero que curtam!


Atualizado em 27/04/2011: Quem acompanha a novela "Insensato Coração" já deve ter percebido que a personagem Norma, vivida pela atriz Glória Pires, apresenta muitas semelhanças com a Tracy. Ela até já apareceu lendo um livro do Sidney Sheldon (que agora infelizmente não me recordo o nome). Acho que o autor Gilberto Braga deveria declarar abertamente essa influência no livro. Pelo menos faria a alegria dos fãs :)

Nenhum comentário: