terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Bom pra você

É..mais um ano se passou. Elegemos a primeira Presidente mulher, nosso país se tornou a próxima sede da Copa do Mundo e muitos brasileiros continuaram melhorando de vida. Claro que muitos problemas permanecem, mas percebo que o nosso país continuou evoluindo nesse ano de 2010. Mesmo que na minha vida não tenha mudado nada (financeiramente falando), eu não consigo ser pessimista em relação a um governo que tirou milhares de pessoas da miséria. Apesar das críticas e dos pessimistas de plantão, eu acredito que 2011 será um bom ano para o Brasil.
Particulamente, foi um ano maravilhoso para mim. Aprendi muito, coisas que demorei a vida toda para aprender. Para alguns foi imperceptível, para outros foi gritante, mas a mudança foi forte. Estou muito otimista para 2011, como nunca estive antes em um final de ano. Tenho muitos objetivos e me sinto mais forte e mais confiante para alcançá-los.
Entre as coisas boas que aconteceram comigo esse ano, uma delas foi ter conhecido as músicas da Zélia Duncan. Inclusive, no terceiro post aqui do blog eu comentei sobre o 1º show dela que eu fui (esse ano foram 4). No último, com direito a foto no camarim e tudo! (Olha eu me empolgando pra contar a história...rsrs). Enfim, é por isso que eu escolhi uma música dela para este último post do ano. Gostaria de agradecer a todos os visitantes, comentários e seguidores! E que nesse ano de 2011 vocês façam o que é bom ;)



Bom pra você

(Zélia Duncan)

Faça o que é bom

Sinta o que é bom

Pense o que é bom

Bom pra você

Coma o que é bom

Veja o que é bom

Volte ao que é bom

Bom pra você

Guardar pro final

Aquele sabor genial

Se é genial pra você...

Tente o que é bom

Permita o que é bom

Descubra o que é bom

Bom pra você

Beije o que é bom

Mostre o que é bom

Excite o que é bom

Bom pra você

Um dia você me conta

um dia você me apronta

Um resumo do supra-sumo do seu prazer!

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Combe do Iommi

Eu não costumo baixar músicas na net. Não que eu seja contra, mas a velocidade da minha net e do meu PC não permitem que eu faça isso com frequência..rs. Mas o lançamento do novo CD do Mr Big me obrigou a encarar a lerdeza e uns (vários) minutos de espera. Fui até a comunidade da banda no orkut e acabei descobrindo um blog super legal de downloads, chamado Combe do Iommi. O blog é mantindo por uma equipe 12 pessoas, de vários lugares do Brasil.

O que me chamou a atenção no blog é que eles não disponibilizam apenas os links, mas também ótimos textos sobre os artistas e os álbuns.


Basicamente estão disponibilizados álbuns de vários genêros de rock (hard rock, heavy metal, grunge), mas existe uma tag de "bandas brasileiras" que apresenta algumas bandas mais conhecidas, como o Ultraje a Rigor e Paralamas do Sucesso. Curti muito e como boa fanática por bandas dos anos 80, já virei fã do blog. Agora é só encarar a lerdeza do PC...rs.








*Depois de amanhã é natal. Eu confesso que faço parte do time dos que não curtem muito a data. Consumismo exarcebado, especiais de fim de ano da Globo e aquelas musiquinhas tipo "então é natal" me deixam meio para baixo. Mesmo assim, gostaria de desejar um bom natal a todos que curtem. E boa ceia para todo mundo, porque se tem uma coisa que eu gosto no natal, é de comer :)

sábado, 18 de dezembro de 2010

BookCrossing

Um dia desses, eu estava assistindo ao "Jornal do SBT" e acompanhei uma matéria muito interessante. Eles falavam sobre um novo movimento, chamado BookCrossing. Segue um resumo retirado do site oficial:

O BookCrossing é um conceito que pode ser resumido como a prática de deixar um livro num local público, para ser encontrado e lido por outro leitor, que por sua vez deverá fazer o mesmo. O objetivo do Bookcrossing é “transformar o mundo inteiro numa biblioteca”. Os membros desta comunidade de leitores, que não conhece limites geográficos, possuem um sentimento de partilha tão grande que não se importam de libertar seus próprios livros em locais como cafés, transportes públicos, bancos de praças e outros lugares que a imaginação ditar, para que outras pessoas os possam ler, ao invés de manter as obras paradas nas estantes. É uma forma de tornar o acesso à cultura e especificamente à leitura verdadeiramente universal.

Resumindo: Se você leu um livro muito legal e quer compartilhar com outras pessoas, é só ir até o site, cadastrar o livro e adquirir um número chamado BCID. No próprio site, você imprime uma pequena etiqueta (foto), cola no livro juntamente com o BCID, e por fim, divulga no seu perfil em que local você vai "liberta-lo".
É um movimento novo no Brasil, tanto que a parte de cadastro no site ainda é em inglês. Achei a ideia bem legal, mais encontrei alguns pontos negativos:
1- É difícil conseguir localizar um livro. Eu me cadastrei e procurei saber onde a galera costuma deixar os livros. Aqui em São Paulo, por exemplo, a maioria deixa em alguma estação do metrô. COMO eu vou chegar a tempo de conseguir pegar o livro se milhões de pessoas pegam metrô todos os dias? Difícil.
2- Imagino que pensando no problema que eu acabei de relatar, foram criados alguns "pontos fixos" do BookCrossing. Pelo menos é o que divulga o site. Mas pesquisando no site todo eu não consegui achar nenhum local aqui em São Paulo. (Se você acessar o site e achar, me avise..rs).
Repito, é um movimento novo no Brasil, e por conta disso que acho que algumas coisas ainda devem ser aprimoradas. Então, se você estiver andando por aí e do nada encontrar um livro "abandonado", abra e dê uma olhadinha. Você pode ter a chance de ler um livro muito legal e fazer com que outras pessoas leiam tb :)

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Violência na sala de aula afeta desempenho de professores

Colaboração entre famílias e Estado pode ser a solução

A sala de aula é lembrada por muitos adultos como aquele lugar da infância que existiu para aprender, encontrar os amigos e viver as primeiras experiências da vida. Hoje, para muitas crianças e adolescentes, a sala de aula virou um ringue de agressões físicas e verbais. E a vítima preferida de muitos são os(as) professores(as).
Cada vez mais abalados com esse tipo de situação, muito professores estão desenvolvendo distúrbios na saúde, abalos psicológicos e principalmente altos índices de estresse. E em situações mais traumatizantes, muitos pensam em abandonar suas profissões.
Em pesquisa realizada pelo APEOSP (Sindicato dos Professores de Ensino Oficial de São Paulo) feita com a participação de 2 mil professores, a violência nas escolas apareceu em quarto lugar como causa de sofrimento no trabalho, com 57,5% das citações.
A professora de 5º série Elaine Gerardi, 28 anos, passou por uma situação delicada: ”Eu pedi para que um aluno sentasse numa cadeira mais a frente, para que ele participasse da aula. Após eu repetir o pedido várias vezes ele mudou de lugar, mas quando me virei ele falou para eu me F...”. Segundo Elaine, o contato com a mãe do garoto foi feito, mas “não adiantou, pois a mãe demonstrou não ter autoridade sobre o filho”. Para ela “Os jovens atualmente tentam se auto afirmar em meio aos colegas. Infelizmente, esta auto-afirmação se dá através de atitudes de enfrentamento e desrespeito, na tentativa de demonstrar coragem, força e poder”.
Segundo Maria Izabel Azevedo Noronha, presidente do APEOSP “a violência na sala de aula afeta muito, pois provoca insegurança e intranquilidade nos professores e os desfocam do seu objetivo principal, que é ministrar aulas com qualidade, beneficiando a aprendizagem dos alunos”.
A origem do problema inicialmente pode estar dentro de casa, com famílias desestruturadas e educação falha, mas o Estado também tem a sua parcela de responsabilidade. Segundo Maria Izabel “um dos fatores que contribuíram para o aumento da violência nas escolas foi a redução drástica do número de funcionários e a terceirização dos serviços de apoio. Os funcionários do quadro próprio da Secretaria conheciam os alunos e ajudavam a prevenir muitos casos de violência, percebendo mudanças de comportamento ou pessoas estranhas perto das escolas. Os profissionais terceirizados não têm vínculos com as escolas e há muito rodízio”.
E qual seria a solução? Para Maria Izabel “É preciso humanizar a escola, torná-la atraente para os alunos e possibilitar que cada unidade escolar discuta e implemente um projeto político-pedagógico que responda aos anseios de seus alunos e de suas famílias. Gestão democrática, com real envolvimento da comunidade escolar, é o caminho para reduzir a ocorrência de casos de violência nas escolas”.
O sindicato disponibiliza um site (http://www.apeoesp.org.br/), para eventuais denúncias e esclarecimentos sobre o assunto.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Selo


Ganhei esse selo do Marcos Vinícus, do blog http://historinhasdesimportantes.blogspot.com/. Fiquei feliz, pois sei que quando um blog recebe um selo é porque ele está agradando (pelo menos uma pessoa...rs). Valeu Marcus Vinicíus! A regra é indicar o selo para 10 blogs e dizer 7 coisas sobre mim (pois é, de novo...). Todos os blogs que eu vou indicar são os que eu mais visito e mais gosto, e espero que vocês visitem tb! :)
http://waitiuba.blogspot.com/ - Blog do Wagner, um dos caras mais legais e inteligentes que eu já conheci.
http://poros-abertos.blogspot.com/ - Meu outro blog, compartilhado com a Li e a Ju :)
http://jujuhtavares.blogspot.com/ - Blog da Ju, a melhor futura repórter do Brasil.
http://jornalisticamenteincorreto.blogspot.com/ - Blog da Ariadne, com os textos mais sensíveis da net (amo esse blog).
http://minhas-fonsequices.blogspot.com/ - Blog da Li Fonseca, a futura jornalista mais sincera do Brasil.
http://adoce-com-limao.blogspot.com/ - Blog da Noe*, com as mensagens e citações mais bonitas da net.
http://desilusoesperdidas.blogspot.com/ - Blog do Duda Rangel, com as desilusões perdidas de todo jornalista.
http://thiagoreder.wordpress.com/ - Blog do Thiago Reder, um blog que vai te fazer refletir sobre muitas coisas.
http://tele-visao.zip.net/ - Blog do queridíssmo André San, sabe tudo de televisão.
http://fabiotv.zip.net/ - Blog do Fábio, também sabe tudo sobre a TV.
Sete coisa sobre mim...(vamos lá):
1 - Eu amo Hard Rock, Rock Clássico e tudo que vem dos anos 80.
2- Não gosto de celular e só uso por ser um "mal necessário".
3- Meu presente de natal para mim mesma esse ano foi um hipopótamo de pelúcia (haha).
4- Meu maior ídolo no jornalismo é o Roberto Cabrini.
5- ODEIO do fundo da minha alma gente que fala gritando.
6- Quero em algum momento da minha vida "dar um tempo" em Recife.
7- Umas das frases mais verdadeiras que eu ouvi na minha vida foi "somos todos estranhos":)

domingo, 5 de dezembro de 2010

Alma

Eu acho que essa é a música mais famosa da Zélia. Por ter um ritmo mais agitado, muitas pessoas cantam mas nem prestam muito atenção na letra. Ela fala de uma coisa que dificilmente as pessoas fazem: olhar a alma do próximo. E aqueles que ainda desejam "ver a alma", nem sempre encontram espaço para isso. Mas fica o pedido :)






Alma



Alma,
deixa eu ver sua alma
A epiderme da alma,
superfície.

Alma,
deixa eu tocar sua alma
Com a superfície da palma,da minha mão,
superfície

Easy,
fique bem easy, fique sem nem razão
Da superfície
livre
Fique sim, livre
Fique bem com razão ou não, aterrise

Alma,
isso do medo se acalma
Isso de sede se aplaca
Todo pesar
não existe
Alma,
como um reflexo na água
Sobre a última camada
Que fica na superfície,
crise
Já acabou, livre
Já passou, o meu temor do seu medo
Sem motivo, riso...de manhã, riso de neném
A água já molhou a superfície

Alma,
daqui do lado de fora
Nenhuma forma de trauma
sobrevive

Abra a sua válvula agora
A sua cápsula alma
Flutua na
superfície lisa, que me alisa, seu suor
O sal que sai do sol, da superfície
Simples, devagar, simples,
bem de leve a alma ja pousou, na superfície


Vídeo de "Alma": http://www.youtube.com/watch?v=leZT1qg8iUs

sábado, 4 de dezembro de 2010

Wikileaks

Ultimamente eu tenho lido muito na internet sobre esse site "Wikileaks" e como ele vem "cutucando" grandes potencias mundiais. Só pra resumir, esse site foi criado pelo australiano Julian Assange (foto) em 2007 e é alimentando por colaboradores (na sua maioria jornalistas investigativos). Nele são postados vídeos e documentos secretos de governos de vários países. A última façanha do site foi publicar 250 mil telegramas confidenciais do serviço diplomático dos Estados Unidos, inclusive, algumas telegramas enviados ao governo brasileiro. São informações obtidas por jornalistas ou pessoas próximas ao governo, mas que são censuradas pela grande mídia. No Wikileaks, essa pessoas tem total liberdade de publicar o que quiser. O fundador do site atualmente está foragido da polícia, pois "coincidentemente" dois dias após a publicação dos 250 mil telegramas, ele sofreu uma acusação de estupro na Suécia.
Eu achei a ideia do site incrível, informação nunca é demais. Ainda mais informações sobre coisas tão importantes que acontecem no mundo. O que preocupa é que entre alguns desses documentos secretos, existem muitos que falam sobre o combate ao terrorismo. Inclusive, o documento direcionado ao governo brasileiro fala algo sobre a captura de terroristas aqui no Brasil. Esse tipo de informação deve sim ser mantida em sigilo, pois se trata de uma questão de segurança mundial. O fundador Julian Assange com certeza deve estar muito empolgado com toda a repercusão do seu site no mundo todo, mas acho que tanto ele como os colaboradores deveriam repensar se realmente todas as informações deveriam ser divulgadas.

Link do site: http://wikileaks.ch/
Twitter: twitter.com/wikileaks

OBS: Fiz um texto bem resumido, mas existem outros bem completos na net, que me serviram de fonte. Os links são:



domingo, 28 de novembro de 2010

Lolita - Vladimir Nabokov

"Lolita" é um clássico da literatura mundial, escrito pelo russo Vladimir Nabokov e publicado pela primeira vez em 1955. Escreveu seus primeiros romances na língua materna, mas foi ao escrever na língua inglesa que publicou sua obra prima. Mais informações sobre o autor aqui.
O livro deu origem a um termo muito utilizado até hoje: Ninfeta. A palavra vem do grego ninfos, que significa mulher jovem exuberante e provocadora de lascívia. Pode vir também de ninféia, que se aproxima de fada. E é assim que Humbert Humbert, o narrador da história, enxergava sua musa de 12 anos, Lolita.

O livro inicia-se com H.H relatando um pouco de sua infância e contando a origem do seu desejo por "Ninfetas". Acho que muitas pessoas que começaram a ler esse livro pararam por aí. Diante de tantos casos de pedofilia que vemos todos os dias, é um pouco revoltante ler o que H.H descreve. Mas eu particularmente resolvi "abrir os poros" e mergulhar na narrativa do personagem. Até porque nesse ínicio, é tudo abstrato.


Depois de um divórcio atípico, o francês H.H se muda para os E.U.A. Lá, seus planos de moradia não dão muito certo, e ele sem opção vai morar na casa de uma parente de seus amigos. Ao ser apresentado ao lugar, seu primeiro desejo é de sair correndo. Isso até a dona da casa lhe apresentar a sua filha, a pequena Lolita. A partir daí, se desenrola toda a história.


Esse é o tipo de história que nos trás vários questionamentos no final. Não é a toa que "Lolita" se tornou sinônimo de "jovem provocadora de lascívia". Ela está muito longe de ser uma menina "inocente". Em muitas partes do livro, se tem a impressão de que a criança na verdade é o H.H. Por outro lado, muitos fatos fazem pensar que Lolita é apenas uma criança muito infeliz e sem alternativa. Enfim, se eu contar mais vou acabar contando o livro todo..rsrs. Minha opinão final sobre o livro é a seguinte: é uma história de amor, e como todas as história de amor (reais), nem sempre é uma história "certinha", nem sempre ambos os lados são pessoas "normais" e nem sempre acaba em um final feliz.


Foram feitas 2 versões do livro para o cinema, uma em 1962 e outra em 1997. É possível encontrar algumas cenas no youtube. Separei uma para vocês, da versão de 1997:



Um dos livros mais interessantes que eu já li. Recomendo muito!

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Papa Bento XVI e os tabus da Igreja

Nos últimos dias, algumas notícias vindas do Vaticano estão me surpreendendo. Segundo o IG, o Papa Bento XVI, que havia "liberado" o uso da camisinha com garotas(o) de programa, agora também é favor do uso quando um dos parceiros é portador de HIV. LONGE de mim querer discutir religião, mas a Igreja Católica possui alguns paradigmas que são impraticáveis em pleno século 21, e essa atitude do Papa Bento deve ser elogiada. Isso poder dar fim a inúmeras discussões inúteis e permitir que um mundo predominantemente católico (pelo menos na teoria), avançe em várias questões. Infelizmente essa evolução é lenta, mas nunca é tarde para um primeiro passo.

sábado, 20 de novembro de 2010

"É para isso que vivemos..."

Li essa citação no blog Costurando Estrelas. Segundo o blog, é um trecho do filme "Sociedade dos poetas mortos". Achei muito verdadeiro! :)

"Não lemos e escrevemos poesia porque é bonitinho. Lemos e escrevemos poesia porque somos membros da raça humana e a raça humana está repleta de paixão. E medicina, advocacia, administração e engenharia, são objetivos nobres e necessários para manter-se vivo. Mas a poesia, beleza, romance, amor…é para isso que vivemos..."

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Quem tem medo de escuro? - Sidney Sheldon


O americano Sidney Sheldon é um dos escritores mais lembrados quando o assunto é "Best Seller". Vendeu mais de 300 milhões de livros em todo mundo e é o autor mais traduzido do planeta. Faleceu em 2007, aos 89 anos. Fonte e mais informações aqui.
Tive a oportunidade de ler um dos livros do escritor, chamado "Quem tem medo de escuro?". O livro começa nos apresentando 4 assassinatos, em 4 países diferentes, o que já nos mostra que esses assassinatos tem ligação. As esposas de dois assassinados acabam se conhecendo em uma situação inesperada, e a partir daí começam a serem perseguidas pelo suposto assassino, visto que começam a juntar peças e se encontram cada vez mais próximas de descobrir a verdade. O pano de fundo para essa história é uma grande Multinacional chamada KIG, que é o local onde os quatro assassinados trabalhavam.
Gosto desse genêro policial e já li livros ótimos que me fizeram "viajar". Mas não tive essa sensação desta vez. As duas personagens que são perseguidas (Kelly e Diane), conseguem fugir das armadilhas colocadas de formas que muitas vezes não ficam claras. Ou melhor, de formas impossíveis (mediante aos elementos que o escritor oferece na história). Tá, eu sei que é uma ficção, mas se pegarmos uma obra de Agatha Cristhie ou de Rubem Fonseca, é muito fácil acreditar que tudo aquilo poderia acontecer. Os elementos se encaixam e os personagens nos dão uma base para isso. Não foi o que eu senti lendo Sidney Sheldon, e confesso que até me decepcionei. Quero ler outro livro para tirar essa impressão, ou confirmar a minha opinião de vez. Aceito sugestões :)

sábado, 13 de novembro de 2010

Nove coisas sobre mim

Lendo o Blog do querídisso André San , conheci esse jogo que se chama "Meme". Ele consiste em escrever 9 coisas que vcs não sabem sobre mim (uhuu..) Confesso que foi mais difícil do que eu pensei, pois são muitas coisas, mas nem tudo cabe ser escrito aqui. Até porque, ninguém vai ter paciência para ficar lendo esse tipo de coisa. Mas quem quiser fazer o jogo no seu próprio blog, fique a vontade, com certeza eu vou ler..haha


1 - Eu tenho uma coleção de cartões telefônicos, com mais de 200 cartões. Antigamente eles eram muito bonitos, vinham com curiosidades, fotos de cidades, pinturas famosas....talvez a telefônica tenha parado de investir porque quase ninguém mais usa. (E a minha coleção parou).


2- Eu sou fascinada por planetas, lua, sistema solar e tudo que vem do céu (tirando ETs, eu tenho medo rs). Sou capaz de ficar horas vendo fotos e lendo sobre isso (já fiz muito isso quando era criança).


3- Eu gosto de Jiló.


4- Sou a pessoa mais desatualizada do mundo em relação a filmes. Nunca me perguntem se eu vi um determinado filme. Eu não vi. Geralmente assisto filmes que me recomendam muuuuitoo, ou quando alguém tem a caridade de me emprestar rs (sei que isso é uma vergonha).


5- Eu não gosto de Açaí.


6- Não consigo sair de casa sem brinco.


7- Tenho o sonho de escrever um livro ( e ganhar muito dinheiro haha)


8- Tenho caixas e caixas de revistas guardadas. Preciso jogar fora, mas tenho dó.


9 - Tenho 4 agendas e 4 blogs. E quem quiser me dar outra agenda, eu vou adorar rs.



quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Saúde da voz: como cuidar e identificar possíveis problemas

Fumo e poluição são exemplos prejudiciais para quem deseja manter a voz em dia

O ato de falar é essencial ao ser humano. É a principal forma de comunicação em uma sociedade e sem a voz, essa comunicação não seria possível.
Por ser usada frequentemente e de forma tão natural, muitas pessoas esquecem que a voz é um processo do nosso organismo que também necessita de cuidados e atenção. Esse processo consiste na vibração das cordas vocais, causada pelo ar que é expulso dos pulmões pelo diafragma. A vibração é modificada pela boca, lábios e língua, formando a voz.
Vendedores, operadores de telemarketing, feirantes, professores e cantores são alguns exemplos de profissionais que podem desenvolver com maior facilidade doenças vocais. Mas existem alguns hábitos que também podem trazer problemas a quem não pertence a esse grupo. Segundo a fonoaudióloga Cassiane Amorim da Cunha, “para ser ter uma voz saudável é essencial eliminar o álcool e o fumo, pois são os principais hábitos causadores do câncer da faringe”. Ao longo do tempo e de acordo com certos hábitos, podem ser desenvolvidas disfonias orgânicas, que são alterações anatômicas nas pregas vocais. Há vários tipos de alterações, como nódulos e pólipos, sendo o último uma espécie de tumor benigno. Alguns exemplos do que pode causar disfonias são:

• Fumo, álcool, drogas e poluição.
• Tossir, gritar muito ou pigarrear.
• Cantar ou gritar quando gripado (a).
• Falar em locais barulhentos.
• Mudanças bruscas de temperatura.
• Ambientes com muita poeira, mofo e cheiros fortes, principalmente para quem é alérgico.

A maioria desses fatores levaram o operador de telemarketing Jonathan Barbosa Janebro, 23 anos, a desenvolver uma disfonia. Trabalhando em um Call Center, ambiente fechado e com ar condicionado forte, diariamente ele precisava falar alto, por conta do ambiente barulhento. Trabalhou na área durante 9 meses, quando começou a sentir freqüentes dores de garganta, até que um dia acordou totalmente sem voz. “Minha voz sumiu por causa de uma fenda nas cordas vocais, como se estivessem afastadas uma da outra quando eu falava”, relata. Segundo Cassiane, “o tratamento indicado nesse caso é cirúrgico, seguido de fototerapia, isto é, o paciente vai aprender um padrão de fala mais equilibrado e adequado, através de exercícios orientados por um fonoaudiólogo".
Infelizmente, com o estilo de vida que a maioria das pessoas leva hoje, manter a saúde da voz é cada vez mais difícil. A poluição das grandes cidades e os ambientes barulhentos estão presentes inevitavelmente na vida de muitos. Essa rotina, junto com outros fatores, muitas vezes levam as pessoas a desenvolverem um quadro de estresse.
Quem sofre de estresse também é forte candidato a desenvolver disfonias. Isso porque a tensão, o nervosismo e a exaustão, características da doença, geram tensão no aparelho fonador, aumentando o risco de distúrbio vocal.
Para tentar amenizar os efeitos de todos esses fatores na saúde da voz, Cassiane Amorim traz algumas dicas:

• Beber bastante líquido, o equivalente a oito copos de água por dia, em temperatura ambiente.
• Caso a umidade do ar estiver muito baixa, ou se o uso de ar condicionado for freqüente, aumentar a hidratação;
• Não falar em ambientes ruidosos, a tendência é elevar o volume a custa de um esforço nas pregas vocais.
• Poupar a voz em casos de alergias, gripes, resfriados e também após o uso excessivo, que deve ser evitado.
• Evitar tossir e pigarrear, pois as pregas vocais serão ainda mais agredidas. Deglutir a saliva como forma de aliviar a “coceira”.

Pequenos cuidados com esse instrumento do corpo são muitos importantes, pois o fato de ser usada de forma tão natural só mostra que a voz é parte essencial do nosso organismo e quem sem ela, muitos problemas podem surgir. Em casos de tosses, rouquidão, cansaço ao falar, variações na frequência habitual e dificuldade em manter a voz, é necessário sempre procurar um especialista, para que seja feito o diagnóstico adequado.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Abandonar as velhas roupas usadas

Adoro essa citação de Fernando Pessoa. É difícil colocar em prática o que ele diz, mas não é impossível. Acordo todos os dias com esse objetivo :)



Abandonar as velhas roupas usadas

" Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos..."

Fernando Pessoa

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Traição virtual não é real

Em um mundo em que a internet se torna cada vez mais presente na vida das pessoas, as barreiras para realizar várias ações se tornam cada vez menores. Pagar uma conta, fazer compras, realizar uma graduação, tudo isso pode ser feito da sala de casa.
Uma das atividades mais realizadas na internet hoje é o uso das redes sociais. Através delas podemos conhecer e manter contato com um grande número de pessoas, algo que muitas vezes não é possível “na vida real”. Isso possibilita manter relações rápidas, apenas por questões profissionais ou por simples amizade. Mas tratando-se de seres humanos, dotados de sentimentos e instintos muitas vezes inexplicáveis, não é impossível acontecer uma atração sentimental ou sexual, mesmo que o indivíduo em questão seja comprometido (a). Pode começar com simples recadinhos no Orkut, depois partir para longos e-mails e por fim, chegar no Messenger.
É necessário saber distinguir o que é “virtual” e o que “é real”. Trocar palavras com alguém não pode ser definido como traição, da mesma forma que pensar em outra pessoa ou olhar alguém bonito na rua não deve ser encarado como tal. Todos esses exemplos envolvem apenas imaginação. E quem é capaz de não imaginar?
A partir do momento que essa relação sai do “virtual” e da imaginação, pode-se começar a encarar como uma traição. Digo “pode-se” porque cada um tem a sua opinião sobre esse assunto, e relações amorosas são terrenos perigosos de se generalizar.
Em um relacionamento, devemos nos preocupar com o que está ao nosso lado. A internet é um dos caminhos que podem levar a uma traição, mas a infidelidade nunca está dentro de uma máquina.

domingo, 31 de outubro de 2010

Olhar Digital

Fugir da tecnologia hoje é impossível. Mesmo quem não gosta precisa conhecer pelo menos um pouco do assunto. E quem gosta, precisa sempre estar correndo atrás de novidades, porque essa é uma área que muda constantemente. O programa "Olhar Digital", exibido na Rede TV, aborda esse assunto de uma forma muito leve e explicativa. São exibidas matérias sobre as diversas áreas de tecnologia, o que inclui softwares, hardwares, internet e até mesmo o mundo dos negócios, afinal, a tecnologia é uma das áreas que mais movimentam o mercado atualmente. Ele é comandado pela apresentadora Marisa Silva, aos domingos a partir das 15:30.

Site do programa: http://olhardigital.uol.com.br/

Mastigações


Sentou-se no chão do quarto, com a cabeça encostada na cama, as pernas esticadas imóveis e o olhar perdido no teto. Ao fundo, ouvia o refrão de uma música do Kansas, que ironicamente dizia "Dont't cry no more". Para ela, tudo aquilo parecia uma cena melodramática de um filme adolescente qualquer. Mas no fundo, já conhecia muito bem esse seu modo de encarar suas intermináveis divagações: mastigando lentamente.
Era uma constante em sua vida. No ônibus, no trabalho, no almoço, no "happy hour" com seus poucos amigos, no banho e na cama, não existia lugar específico, sua mente sempre fervilhava. Não era do tipo falante, por vários motivos preferia guardar suas preciosas palavras para si mesma.
Nos últimos tempos, isso a incomodava muito, pois a sua vida tomava contornos que talvez não permitissem mais as suas "mastigações". Sabia que precisava mudar, mas ainda tentava descobrir extamente por qual motivo. Os motivos que lhe mostravam todos os dias ainda não eram suficientes. Apesar disso, a cada dia deixava escapulir uma palavra, com a esperança de que ela voltasse para o lugar de que saiu com o menor número de arranhões possíveis. Seria isso possível?
Agora ouvia Lobão. "Chove lá fora e aqui, faz tanto frio..." Uma ótima música para olhar perdidamente para o teto. O amor era seu alvo preferido para "mastigações", fosse o antigo, o atual ou o próximo, esse último, o mais preocupante de todos.
Teimosamente, ainda estava ali, sentada no chão da beirada de sua cama. Apesar dos esforços dos últimos dias, não resistia ao turbilhão de sentimentos que a invadiam. O mundo real podia esperar mais uma música.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Quebra cabeça



Sou um quebra cabeça,

de milhões de peças espalhadas.

E a muito tempo comecei a montá-lo,

com as peças mais fáceis de se encaixarem.

Por um período muito longo desisti, e o deixei de lado,

pois me preocupei em jogar outros jogos.

Agora resolvi olhar as peças novamente,

e finalmente vi onde algumas se encaixam.

Tento a cada dia colocar uma peça em seu determinado lugar

e quando paro para ver o trabalho, confesso que me surpreendo.

Confesso também que sempre soube onde algumas peças

se encaixavam, mas não queria montá-las.

Não me agradava o resultado.

Mas sinto que agora preciso ter o jogo completo,

e observo com atenção peça por peça.

O jogo mais difícil de se terminar...

sábado, 23 de outubro de 2010

Distração

Adoro essa música da Zélia (adoro todas na verdade), mas gosto da mensagem que essa música em especial trás. Existem momentos que precisamos nos distrair, para deixar coisas boas acontecerem.


Distração
Se você não se distrai, o amor não chega
A sua música não toca
O acaso vira espera e sufoca
A alegria vira ansiedade
E quebra o encanto doce
De te surpreender de verdade
Se você não se distrai, a estrela não cai
O elevador não chega
E as horas não passam
O dia não nasce, a lua não cresce
A paixão vira peste
O abraço, armadilha

Hoje eu vou brincar de ser criança
E nessa dança, quero encontrar você
Distraído, querido
Perdido em muitos sorrisos
Sem nenhuma razão de ser

Se você não se distrai,
Não descobre uma nova trilha
Não dá um passeio
Não rí de você mesmo
A vida fica mais dura
O tempo passa doendo
E qualquer trovão mete medo
Se você está sempre temendo
A fúria da tempestade

Hoje eu vou brincar de ser criança
E nessa dança, quero encontrar você
Distraído, querido
Perdido em muitos sorrisos
Sem nenhuma razão de ser

Olhando o céu, chutando lata
E assoviando Beatles na praça
Hoje eu quero encontrar você
(Zélia Duncan)

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

20 anos de MTV

Hoje a MTV comemora 20 anos. Não se pode negar que ela fez história no Brasil, revelando apresentadores e bandas que fazem sucesso até hoje. Mas o minímo que uma emissora deve ter é respeito com seus telespectadores, algo que não é visto por lá. Só para citar um rápido exemplo do que acontece em outra emissora: No SBT, o auditório aguarda o começo das gravações em uma sala com ar condicionado, recebe um belo lanche, participa de sorteio de prêmios e ainda bate um papo com o Silvio Santos antes de começar a gravação (um passeio super legal que eu já tive a oportunidade de fazer há alguns anos :) ) Estive recentemente na platéia do programa Rock Gol, junto com as minhas amigas Juliana e Aline. Mas por incrível que pareça, os produtores não souberam muito bem fazer a conta número de pessoas X números de lugares. POR SORTE conseguimos sentar e tiramos algumas fotos. Mas o lugar...bem, vejam a foto e tirem suas conclusões. Não houve conversa com os apresentadores e convidados, apenas ordens de "batam palmas" e "gritem". Qualidade para mim não é apenas ibope e mídia, é tratar bem aqueles que dão audiência e lucro para a emissora. Nesses 20 anos, parece que a MTV ainda não conseguiu aprender isso.

Desabafo de uma universitária

Durante toda a minha vida, sonhei com o dia em que entraria na faculdade de jornalismo e conseguiria exercer a profissão dos meus sonhos. E como o mundo é fácil e doce em nossos sonhos. Em uma certa época da vida, eu podia acreditar que para conquistar os meus objetivos eu só precisaria de força de vontade. Mas como acontece com todo mundo (em alguma época da vida), a realidade foi jogada nua e crua em minha face. Me tornei uma bendita universitária. Mas isso basta para conseguir a tão almejada profissão dos meus sonhos? NÃO. É revoltante para nós universitários estar na faculdade se esforçando, estudando e perdendo parte de nossas vidas, para chegar nas entrevistas de estágio e sermos cobrados de coisas humanamente impossíveis de serem feitas nesse momento. Muitos pedem experiência na área, mas como vou ter experiência se estou justamente pagando para aprender? Pedem inglês, mas como um universitário que muitas vezes mal tem 1 folga no trabalho por semana, vai ter tempo (e dinheiro) para fazer inglês? Aliás...UNIVERSITÁRIO NÃO TEM DINHEIRO!!! E o pior..o extremo do pior...muito nem trabalham na área que estudam. Por que não querem? por que não procuram? Não...porque não CONSEGUEM TER OPORTUNIDADES!! É triste imaginar quantas pessoas já deixaram para trás seus sonhos, para fazer algum curso mais fácil e de rápida colocação no mercado. Ou pior, quantas pessoas já desistiram de estudar. Só quero deixar claro que não desisti do meu objetivo, e que estou trabalhando da maneira que posso no momento, para que ele se realize. Mas o caminho é difícil, e agora sonhar, só nas minhas poucas horas de sono.

domingo, 10 de outubro de 2010

Homens com alma de mulher


Eles são raros. Passam despercebidos e na maioria dos casos são julgados de forma errada. Impressionam e ao mesmo tempo assustam, afinal, isso não é “normal”. Mas o mundo seria muito melhor se existissem mais exemplares dessa natureza. São os homens com alma de mulher. Eles não são necessariamente homossexuais, pelo contrário, gostam muito de mulher. A diferença é que esses homens possuem aquela sensibilidade que só uma mulher possui, enxergam o mundo e as coisas com um pouco mais de sentimento do que os homens “comuns” e o principal: Não possuem vergonha de sentir. Talvez existam muito mais homens assim do que imaginamos, mas em nossa sociedade quadrada e hipócrita, os papéis precisam sempre estar muito bem definidos: Mulheres devem agir de maneira X, homens da maneira Y. Qualquer atitude que fuja desse padrão já é considerada uma “aberração”. O ser humano é muito mais complexo do que isso e a forma de sentir e enxergar as coisas jamais deveria ser definida pelo sexo de cada um. Um grande exemplo é o cantor Chico Buarque. Sua fama de descrever o sexo feminino com perfeição é conhecida pelas suas composições e entrevistas. Chico tem a alma de mulher, por isso diz com tanta propriedade sobre as mulheres, sobre os homens, relacionamentos e coisas do cotidiano e da vida. Deveríamos prestar um pouco mais atenção nas pessoas sem julgamentos, pois só assim todos nós mostraríamos realmente quem somos, e quem sabe, conheceríamos muitos mais “Chicos Buarque” ao longo de nossas vidas. É impossível dizer que não seria um privilégio.

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Revistas semanais se reinventam para atingir novo público

Com o crescimento da classe média os veículos notaram a necessidade de sair do óbvio


A classe C tem uma revista semanal específica no país desde 1994 (Ana Maria), e com ela, as editoras perceberam que esse público não poderia receber as mesmas matérias longas que eram habituais. Esses leitores desejavam informação, porém de forma curta e completa. Sabendo disso, alguns veículos passaram a adotar uma linguagem mais específica: unindo imagens e textos que pudessem contextualizar e informar simultaneamente. Hoje, as revistas preocupam-se em satisfazer as expectativas da nova Classe C. Em palestra realizada na Universidade Nove de Julho, no último dia 24, a editora colaboradora da revista Ana Maria, Alexandra Gonsalez, explicou que “O jornalismo de classe C é tão bom quanto qualquer outro. A diferença é que ele possui uma linguagem mais acessível, mas a apuração e a qualidade de conteúdo é a mesma. Isso não muda”.
Nesse tipo de jornalismo, assim como a linguagem, a capa e a diagramação são muito importantes. A arte da revista vai de encontro com o que o leitor quer ler, funcionando como um suporte para o texto. As capas dividem espaço nas bancas com vários outros produtos como doces, cigarros, livros, entre outros, e chamar a atenção é um grande desafio para as revistas. Elas não podem ser apenas bonitas, precisam passar a mensagem de uma forma que atinja o maior público possível. Um exemplo é a revista Runners Brasil, especializada em corridas. As capas sempre trazem modelos desconhecidos, para que o leitor se enxergue naquelas pessoas e se motivem a praticar o esporte.

"Alexandra Gonsalez e Mauricio Barros, editor chefe da revista Runners”

A preocupação da revista Ana Maria, por sua vez, é sempre destacar as principais notícias com uma tarja amarela, e manter os destaques da edição sempre do lado direito. Isso porque o encarte culinário fica localizado no lado esquerdo, e muitas vezes as revistas são vendidas lacradas. Desta forma, as informações principais não ficam “escondidas” pelas receitas.
Com linguagem objetiva e direta, as revistas aceleraram as vendas. A Ana Maria, por exemplo, já distribui quase 290 mil exemplares por semana (sendo que a revista não tem assinatura). A Classe C sem dúvida é a maior consumidora de revistas hoje, e todo o esforço em mantê-la consumindo não será em vão.
* Escrito em parceria com Juliana Tavares e Aline Fonseca. Cobertura da semana de comunicação jornalística da Uninove. Outro textos sobre o evento no: http://www.redacao.natario.com/search/label/VG-A611

Os dois lados da mesma palavra


Palavras. A paixão de ambos. E talvez por isso faziam tanto o uso delas, e as usavam com a intensidade de quem só tem aquilo e precisa se doar através do que possui. Conversas únicas, em que as risadas e a imaginação eram as protagonistas. Muitas vezes estavam dispersos, pois seus mundos particulares eram grandes e necessitavam de mais atenção em alguns momentos. Mas quando alcançavam a mesma linha de pensamento, o que nem era tão difícil, iniciava-se o duelo de intenções, ambos com seus desejos e estratégias. Chegaram muito perto de abandonar as palavras e transformá-las em momentos, mas um dos lados era complicado. O outro lado, por sua vez, não tinha medo e sempre se arriscava em sua vida. Foi nesse ponto em que as palavras, apesar de importantes, necessitaram de algo mais para finalmente serem transformadas. Esse algo a mais cabia apenas a uma das partes, o que não era compreendido pelo outro, que aliás, achava que compreendia. Isso porque, apesar da paixão de ambos pelas palavras e significados, elas não pudessem sustentar a vida de fato.

sábado, 2 de outubro de 2010

A Paixão Segundo G.H. - Clarice Lispector


Clarice Lispector dispensa muitas apresentações. Nasceu na Ucrânia, mas se mudou para o Brasil ainda criança. Foi aqui que criou suas obras e sua história, e se tornou uma das maiores escritoras do Brasil. É também famosa por suas inúmeras frases e citações, que circulam na internet em perfis de orkut, twitter, facebook e blogs (inclusive nesse). Apesar disso, ela continua desconhecida para muitos leitores, pois muitos consideram a sua escrita hermética (que segundo o dicionário Michaelis, entre outros significados, quer dizer "De compreensão muito difícil"). Já havia lido alguns contos dela, e recentemente (finalmente) consegui ler uma de suas obras.

"A Paixão Segundo G.H" conta a história de uma mulher que após a demissão da empregada, resolve fazer uma grande arrumação na casa, começando justamente pelo quarto da ex criada. Ela imaginou que encontraria um quarto bagunçado e sujo, mas para sua surpresa, naquele quarto ela encontra coisas que jamais imaginaria. Na verdade o quarto é apenas uma referência, pois tudo se encontra dentro dela. Confesso que com certeza terei que ler o livro de novo, pois ele tem tantas nuances, sutilezas e detalhes que em uma única leitura fica impossível captar tudo. Tive que parar de ler várias vezes, porque em alguns momentos, o que estava escrito me fazia refletir tanto e olhar tanto para dentro que ás vezes eu pirava rs. Eu tenho uma visão muito particular sobre Clarice e ler esse livro me fez gostar ainda mais dela. Poderia ficar aqui escrevendo horas e horas sobre ela, mas claro que não vou fazer isso. Quem sabe um dia :)

Na abertura do livro, Clarice faz um pedido aos leitores da história. Na minha visão, todos que consideram Clarice Lispector "complicada", deveriam atender à esse pedido antes de ler qualquer obra dela. Pouparia muitas frustrações. Um trecho do pedido:


"Este livro é como um livro qualquer. Mas eu ficaria contente se fosse lido apenas por pessoas de alma já formada. Aquelas que sabem que a aproximação, do que quer que seja, se faz gradualmente e penosamente - atravessando inclusive o oposto daquilo de que se vai aproximar". C.L


Dito isso, recomendo muito Clarice Lispector e a "Paixão Segundo G.H".


sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Não sei quantas almas tenho

Quando eu criei o blog, tinha como objetivo postar apenas textos escritos por mim. Mas eu leio e ouço tanta coisa boa por aí, que seria egoísmo da minha parte não compartilhar. Já tentei criar um blog apenas para isso, mas chega uma hora que não dá para administrar tantos blogs e pensamentos. O "foco" (se é que aqui tem isso) ainda será criar textos e divulgar minhas ideias, mas a partir de agora vou postar algumas músicas, poesias e coisas que me toquem. Espero que vcs gostem :)

E aproveitando o momento, gostaria de agradecer mais uma vez a Marcela Elizabeth, que publicou meu texto sobre a Revista Beleza em Curvas no blog dela. Muito obrigada mesmo :)

E para abrir esse novo "foco", Fernando Pessoa:


Não sei quantas almas tenho

Não sei quantas almas tenho.
Cada momento mudei.
Continuamente me estranho.
Nunca me vi nem achei.
De tanto ser, só tenho alma.
Quem tem alma não tem calma.
Quem vê é só o que vê,
Quem sente não é quem é,

Atento ao que sou e vejo,
Torno-me eles e não eu.
Cada meu sonho ou desejo
É do que nasce e não meu.
Sou minha própria paisagem,
Assisto à minha passagem,
Diverso, móbil e só,
Não sei sentir-me onde estou.

Por isso, alheio, vou lendo
Como páginas, meu ser.
O que segue não prevendo,
O que passou a esquecer.
Noto à margem do que li
O que julguei que senti.
Releio e digo:
Deus sabe, porque o escreveu.

Fernando Pessoa.

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Revista Beleza em Curvas


Essa semana passando pela banca de jornal, vi uma capa de uma revista que eu nunca tinha visto antes, com o título de "Beleza em Curvas". Logo percebi que era uma publicação nova e achei a ideia ótima, pois senti que de todas as publicações femininas que tinham na banca, essa era uma revista que realmente estava falando com a mulher brasileira. Não que outras publicações do gênero não falem, mas tenho certeza que a grande maioria da mulheres já estão de saco cheio de ter que ver nas capas das revistas "emagreça 5 quilos em uma semana". Até aquelas que não querem emagrecer muitas vezes se sentem pressionadas, pois se todas as revistas falam que isso é o ideal, a ideia acaba "impregnando" na cabeça de algumas. Paralelo a isso, essa semana foi realizada na minha faculdade a "Semana do Jornalismo", e vários profissionais da área foram convidados a participar. Eu já havia visto a grade e com muita alegria (e até um pouco de orgulho) eu confirmei o que eu já tinha desconfiado: no dia dedicado aos ex- alunos, uma das participantes era a Marcela Elizabeth, criadora da revista Beleza em Curvas. Ela deu uma palestra muito agradável, contou que entrou na faculdade com 34 anos e sempre teve o sonho de trabalhar no mercado editorial de revistas. No começo teve uma experiência frustrada, mas com muita sensibilidade e coragem percebeu essa lacuna no que diz respeito a publicações "plus size" no Brasil e resolveu investir. A revista está apenas na 3ª edição, mas já vem alcançando um grande retorno e, por incrível que pareça, na grande maioria de publicações internacionais. Espero que a Marcela com toda a sua simpatia, paixão e força de vontade consiga iniciar com força total esse movimento "plus size" no Brasil. E comece a mudar a mentalidade das pessoas, fazendo com que as mulheres se aceitem e sejam felizes com o corpo que possuem.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Coloridos


O mundo da música muda constantemente. Existiram os sucessos dos anos 50, 60, 70, 80, e assim sucessivamente, até os dias de hoje. Cada década com as suas modas, seus estilos e sempre os que amavam e os que odiavam o que tocava na época. Hoje, quem acompanha o mínimo de internet, MTV, ou tem um parente ou amigo beirando os 15, 16 anos já deve ter ouvido falar nos “coloridos”. É um novo movimento musical que vem sendo puxado principalmente pela banda Restart (foto), que também é chamado por alguns de estilo “happy rock” (rock feliz). Já vi em algumas matérias de TV que o estilo “happy rock” vem de contraponto ao estilo melancólico e triste que marcou a “moda” anterior, o estilo “emo”. Isso pode ser dito baseando-se no vestuário, pois realmente saíram de moda o estilo “dark”, lápis de olho escorrendo e cabelo cobrindo metade do rosto para entrar as calças coloridas, camisetas de bichinho, óculos chamativos e cabelos totalmente desordenados. Mas a diferença para por aí. As letras de ambos os estilos tratam dos mesmos assuntos: amor, desilusões amorosas, saudades do amado, “volta por cima” (no amor) etc. Mas por fazer parte de um “rock feliz”, os acordes usados nas músicas do estilo colorido são mais “para cima”, afinal, o intuito não é mais cortar os pulsos ou chorar, e sim se divertir. A geração atual não é mais como aquela dos anos 60, 70, 80, que eram muito mais rebeldes, questionadores, selvagens (?) e que usavam da música como forma de expressão para alcançar objetivos políticos ou “mudar o mundo”. Hoje o jovem quer ligar o PC, colocar foto no Orkut e cantar um “Rock Feliz”. Felizmente o mundo da música nos oferece infinitas oportunidades, infinitos caminhos e a infinita liberdade de escolher o que queremos ouvir ou não. Por que se dependêssemos da “moda colorida”, o mundo seria de uma brancura totalmente sem graça.

sábado, 18 de setembro de 2010

Não combina

Pensar, querer, agir,
sequência tão simples de escrever.
Mas para alcança-la, o caminho é longo,
nem toda a vontade é fácil de se satisfazer.

Sempre existe o obstáculo,
colocado por mim, colocado pelo outro,
Pode ser um, podem ser vários,
mas o poder de atrapalhar não é pouco.

Posso citar vários,
na verdade existe um enredo,
Mas um obstáculo é muito comum,
pois quem pode dizer que não sente medo?

Medo de errar, medo de mudar,
medo de parecer, medo de amar,
Medo da entrega, medo da dor,
medos infinitos existem aonde eu for.

É verdade que é natural,
em alguns momentos fraquejar.
Mas quem quer muito da vida,
não pode pelo medo se rebaixar.

Então não me impeça de buscar,
aquilo que tanto almejo.
Medo, você agora não me serve,
ter medo não combina com desejo.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Televisão e a Internet

É muito comum hoje em dia ler ou ouvir que a internet está acabando com a televisão. E é claro que muitas pessoas não acompanham mais a programação da TV como acompanhavam a 5, 10 anos atrás. Eu particulamente adoro assistir televisão, e tenho observado algo ultimamente: os programas de TV estão cada vez mais apelando para os conteúdos da internet, mas muitas vezes de uma forma que não agrega em nada. Por exemplo: é só ligar a TV de domingo que no minímo 3 programas vão exibir "O Top 10 da internet", que são os vídeos mais comentados da semana. Alguns programas na semana fazem o mesmo, mas em diferentes quadros. Onde está a criatividade da Televisão Brasileira? A TV deveria seguir o exemplo do jornalismo imprenso, que com a ascensão da internet passou a criar matérias com mais conteúdo e ter um aprofundamento maior no assunto tratado, criando um conteúdo muitas vezes mais completo do que aquele que temos na internet. Alguns programas até criam debates em torno de notícias vinculadas na web, mas nem sempre é feito com qualidade e de forma que o telespectador se sinta atraído a assistir. Isso acontece principalmente com os programas de auditório, que parecem cada vez mais dominados pela internet. Apesar disso, dizer que a televisão vai acabar é um exagero. Podemos pegar como exemplo o rádio, que apesar de todas as tecnologias existentes ainda é presente na vida de muitas pessoas. A Televisão Brasileira precisa criar uma nova identidade, não copiando tudo da internet, mas sim adaptando a sua linguagem e a sua programação.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Metamorfose - Franz Kafka


"A metamorfose, de Franz Kafka, foi escrito em 1912, quando o autor contava vinte e nove anos. É um de seus poucos romances que foram finalizados e publicados, e é marcado pela sua forma peculiar de compor literatura.
A fórmula é bastante simples: Gregor Samsa acorda certa manhã, após "sonhos intranqüilos", e se encontra metamorfoseado em um inseto monstruoso. A partir daí passa a viver uma nova rotina, na qual deve permanecer em casa e à distância de qualquer visita. O trabalho, obviamente, é abandonado e seu quarto se transforma em todo o seu mundo".


Fonte: http://e-nigma.com.pt/criticas/metamorfose.html


Li esse livro no 1º semestre da faculdade, à pedido do professor de Filosofia. É uma história muito complexa, tanto que preferi nem me atrever a fazer uma resenha do livro e preferi buscar um pequeno resumo na internet. Me lembro que teria uma prova, e na época fiz várias pesquisas para tentar entender o máximo possível o que Kafka quis passar com esse personagem e essa história, e confesso que encontrei versões bem diferentes. No fim, fiz a prova e acabei passando relativamente tranquila pela matéria..rs. O fato é, que depois de 1 ano e meio, parece que finalmente eu entendi o que Kafka quis dizer. Isso porque me sinto meio "Gregor Samsa" ultimamente, passando por um processo de metamorfose, que segundo o dicionário Aurélio significa "Mudança completa no estado ou no caráter de uma pessoa". E da mesma forma como acontece com Gregor, o processo não é fácil. Muitas vez dói, muitas pessoas não entendem, ficam confusas, atiram pedras (ou maçãs), sentem medo. Alguns chamam de amadurecimento, outros apenas de mudanças, mas não sei, pressinto que daqui a alguns dias irei acordar com antenas na cabeça.

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Visitante


Sinto a calmaria,

De quem já viveu em muitos turbilhões,

Dessa vez durará?



Ela foi tão buscada,

E nunca encontrada,

Resolveu aparecer do nada,

E aqui está, escancarada.



Barulhos, não

Raiva, não

Tristeza, não

Não tem mais nada, onde tudo foi parar?



Preciso deles para lutar,

Talvez eles irão voltar,

Mas por enquanto, por alguns momentos

Deixo ela ficar....


12/02/2010

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Cansaço


Revoltava-se com frequência, pois achava que todos os olhos em sua volta eram cegos. Ou se faziam, pois como não podiam perceber? A música era seu refúgio, era como se alguém muito longe dali estivesse pensando a mesma coisa, e com um talento que não lhe fora dado, expressava tudo aquilo que gritava dentro de si. Mas a vida não era música. A vida era o sono, o tédio, os conflitos internos e externos, o caminho tortuoso e prazeroso para um destino que talvez nem existisse. Ás vezes gostava muito do presente, de sentir aquilo que agora já não era tão estranho e de viajar dentro de si. Ás vezes era bom. Mas a vida chamava, de um lado e de outro era arrancada do seu pequeno mundo para as coisas que lhe incomodavam cada vez mais. Estava cansada.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A lágrima


Seguro a lágrima, ela não pode cair.
Não, ela tem que ficar onde está,
Molhando os olhos de saudade, mas ao mesmo tempo de raiva.

Por que deixa -lá rolar?
Uma lágrima assim não pode descer,
tem que ficar ali, firme, implacável,
Esperando a mente se distrair e deixa-lá em paz.

Mas a mente é tão teimosa quanto,
e com a ajuda do culpado de tudo,
lembra da lágrima, que se segura com todas as suas forças,
na beirada dos olhos, suplicando "não posso sair daqui".

Por pouco ela não caiu, mas o coração foi forte,
e as lágrimas corajosas, conseguiram se segurar.
Mas o esforço foi muito grande, a força está acabando.


Se uma estava difícil, parece que agora não há mais jeito.
Outras estão surgindo, resultado da lembrança,
que em uma rapidez odíavel lembrou o coração,
de que há muito mais razões para chorar...

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A peça falha


*Esse texto é um exercicío da aula de jornalismo interpretativo. O professor pediu uma crônica, mas acabou saindo um artigo (coisas da vida..rs).



A peça falha

Uma grande peça está solta no mecanismo da nossa sociedade, mas só quando uma pequena peça falha, é que as pessoas se lembram que precisam consertar a máquina. Mais uma vez, na cidade de São Paulo, o trem que liga a Zona Leste ao centro da cidade falhou, causando transtorno para milhares de paulistanos que começavam o seu dia. O empurra- empurra, brigas e estresse que já fazem parte da rotina de quem depende desse transporte, se tornam mais intensos e traumáticos nesses dias, já que essas falhas ocorrem frequentemente e, pelo visto, estão longe de ter o seu último dia. Chegar ao local de destino deixa de ser um ato comum para se tornar uma guerra, onde vence o mais forte, o mais rápido, o que tem mais condições fisícas e o mais jovem. E só para lembrar: isso é o começo do dia. A peça hoje foi consertada, e amanhã tudo volta ao "normal", mas a grande máquina ainda reserva muitas falhas.




domingo, 15 de agosto de 2010

Chegou a hora


A eleição está próxima e a campanha eleitoral começa oficialmente nessa terça feira, dia 17/08. Os meio de comunicação já esmiuçam a vida dos candidatos, expondo seus erros, acertos e realizações na vida política (e algumas vezes na vida pessoal também). Promessas e acusações entre os candidatos já ocupam o noticiário diário. O povo brasileiro, que muitas vezes reserva a sua preocupação para o futebol, carnaval, e outros assuntos digamos, menos importantes, nesse momento deve usar essa preocupação para pesquisar, ler, se atualizar e por que não, assistir o horário eleitoral. Sim, é chato, é maçante, mas o voto é a única arma que a nossa sociedade tem para tentar mudar alguma coisa. Acompanhar o que os candidatos tem a dizer e refletir um pouco sobre isso pode parecer inútil, mas é justamente por esse pensamento que o brasileiro hoje vota para quem aparece mais, e para quem está sempre na frente das pesquisas, afinal “fulano vai ganhar mesmo”. O primeiro passo para que uma sociedade busque um governo eficiente é conhecer como esse governo funciona, só assim pode-se exigir e conquistar as melhorias que todos precisam. Pode não trazer tanto prazer imediato como o futebol ou o carnaval, mas pode trazer o bem estar definitivo para todo o país.

sábado, 7 de agosto de 2010

Viagem


São tantos olhos, olhares,

vozes, lugares,

gestos e intenções,

letras de canções.



Viajo nas pessoas,

e em suas palavras e pensamentos,

Ás vezes apenas um minuto,

revela quais são seus sentimentos.



É uma infinidade tão grande de cores,

que para mim ás vezes se misturam,

o olhar fica passível de erro,

mas na maioria, as impressões sempre duram.



Sinto encanto em observar,

como existem tantas opções,

está tudo ao alcançe de quem sente,

pensamentos em várias direções.



Cada um com seu olhar,

e o seu jeito de agir e pensar,

Assim são as pessoas,

fáceis de se odiar e amar.



07/08/2010

terça-feira, 27 de julho de 2010

O amor solitário


Ela abriu a porta de casa cansada e satisfeita ao mesmo tempo. Tinha se passado mais um dia, e mais uma vez ela suportou. Olhou ao redor e tudo estava como havia deixado quando saiu: vazio e solitário. Trazia consigo sua bolsa, cheia de papéis de propaganda daqueles que alguém sempre oferece na rua. Ela pegava todos, afinal, “o que custa”- pensava. Na bolsa também havia 1 caneta, 1 revista daquelas de fofoca e um pouco de dinheiro. Não sentia a necessidade de carregar mais nada.
Sentou-se no sofá e ligou a TV. Na novela, a mocinha linda, loira e perfeita chorava abandonada pelo namorado. Por um segundo se comoveu, talvez pelo choro, talvez por ter ressuscitado alguma lembrança, mas foi apenas por um segundo.
Foi para o seu quarto, resolveu arrumar o guarda roupa. Olhou cuidadosamente cada peça, sorrindo para algumas. Organizou rapidamente, não estavam tão bagunçadas. Procurou algumas bugigangas na gaveta da cômoda, de forma distraída e atenta ao mesmo tempo. Haviam muitos papéis desnecessários, definitivamente ela gostava de papéis. Fingiu não achar o que procurava, e fechou as gavetas.
Não estava com fome, mas sabia que precisava comer alguma coisa, talvez não conseguisse tomar café da manhã no dia seguinte, o trabalho ocupava todo o seu tempo. Sentiu um leve mal estar, uma sensação muito ruim que por ela já era conhecida. Dor, aquela dor. Balançou a cabeça e sorriu para a dor, prometera para si mesma não seguir a outra opção, que tantas vezes já tivera seguido. Suspirou mais uma vez e resolveu se deitar, o que seria uma barriga vazia? Nada. Deitou-se e pensou no dia que havia passado, e como seria amanhã. Haveria diferença? Claro que sim...amanhã ela ligaria a TV mais tarde, somente na hora do jornal.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Atitude


Meus olhos procuram

o que a minha mente enxerga,

Tentando dar vida

ao que quer existir,

talvez a forma

para que isso seja feito,

é tirar da mente e começar a agir...
*2009

domingo, 11 de julho de 2010

Superfície


Todos parecem saber qual é o caminho a seguir,
mas nunca sabem seus próprios caminhos.
Todos parecem saber quais são os sentimentos,
mas nunca sabem porque eles existem.
Todos parecem julgar,
mas ninguém sabe de verdade olhar...




*01/2010

sábado, 10 de julho de 2010

Esqueça


Se irá se sentir bem, faça.
Se alguém irá sofrer, pense.
Se o sofrimento alheio não importa, não finja.
Se o outro se magoar, se conforme.
Se tiver memória, as guarde.
Mas se tiver capacidade, esqueça.





*09/2009

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Polícia 24 horas


No meio de tantos "realitys shows" que não agregam nada, a não ser ex participantes buscando 15 minutos de fama, o programa "Polícia 24 horas" se torna uma opção interessante. Ele é exibido na Band, as quintas feiras, atualmente no horário das 22:15. A proposta do programa é mostrar o dia a dia da Polícia de São Paulo, desde de ocorrências mais simples, como brigas entre vizinhos, até casos mais delicados, como negociações em sequestros. Os policias, enquanto se dirigem até o local em que foram chamados, explicam como funciona o procedimento que será adotado naquela ocorrência. Apesar de parecer meio "pesado", o programa tem momentos de humor, principalmente nos famosos testes do bafômetro e nas ocorrências entre vizinhos ou brigas entre parentes, que na giría policial são chamadas de "desiteligências". O programa serve para que a população tenha uma visão diferenciada de como funciona a polícia, pois muitas vezes aquilo que é passado nas novelas, filmes, ou até mesmo nos noticíarios não corresponde a realidade. São profissionais que infelizmente não são valorizados financeiramente, mas que exercem um trabalho fundamental para a ordem da sociedade. Acompanhar mais de perto o dia a dia dos policiais serve também como reflexão : afinal, de quem é a culpa da violência? Da sociedade? do governo? A realidade é mostrada como em nenhum outro programa, e vale a pena assistir e refletir sobre isso.

* A título de curiosidade, o programa é produzido pela Cuatro Cabezas, mesma produtora do CQC e "A Liga", e vem alcançando bons índices de audiência. (Fonte curiosidade: http://www.tvaudiencia.net/2010/05/22/policia-24-horas-chega-a-9-pontos-na-band/)

Essa parceria da Band com a Cuatro Cabezas deu muito certo :D

terça-feira, 6 de julho de 2010

Desafio


Passo a passo,
caminho pelo presente
sentindo ás vezes o de sempre,
sentindo ás vezes diferente.


Descobrindo o que eu já sabia
e aprendendo muito mais,
Apesar de parecer tudo tão parado,
as coisas mudam rápido demais.


Tento tocar de alguma forma
aquilo que me parece muito normal,
Mas isso virá com o tempo,
comigo não foi tão natural.


A vontade é fazer uma redoma,
e deixar dentro tudo o que é azul,
Mas o mundo tem muitas cores,
preciso conviver com o que é comum.


Volto e me recolho,
e continuo a só olhar,
apesar das interrogações
a vida tem que continuar.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Silêncio


Não me sinto vazia,
me sinto em silêncio,
algo que não é tão ruim.

Até mesmo porque, em companhia,
talvez o que seja dito não me toque,
e de qualquer forma só escutarei a mim.

Melhor viver o silêncio por completo,
do que fingir que ele não está ali...

*2009

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Copa do Mundo e a seleção Brasileira

Eu tenho uma visão muito particular sobre a Seleção Brasileira e sobre Copa do Mundo, que é diferente da visão das maioria das pessoas. Eu simplemente adoro a Copa , adoro acompanhar os programas esportivos, as notícias na internet, falar sobre os jogos, enfim, eu participo mesmo. Mas eu vejo a Seleção Brasileira como qualquer outra seleção. Claro que eu fiquei triste com a eliminação, mas da mesma forma que eu fiquei quando África do Sul foi eliminada, ou da mesma forma que eu ficarei se algum time sul americano não ganhar a Copa (inclusive a Argentina). Alguns falam que eu sou fria por pensar assim, mas porque eu vou sofrer e chorar se
amanhã a minha vida não vai ter mudado absolutamente nada? Por incrível que pareça, eu me abalo muito mais quando o meu time (São Paulo) perde, do que quando a seleção é derrotada. Talvez seja porque a relação é mais próxima, tem mais campeonatos, e o motivo principal: ás vezes o time traz muito mais alegria do que uma seleção que SEMPRE tem os melhores jogadores do mundo, mas que nem sempre todos estão a fim de ganhar. Para mim, a Copa continua até o dia 11 de julho, e eu estarei curtindo do mesmo jeito...que vença quem merece.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Poder Voar

Poder voar não é um privilégio
Dos pássaros e aviões
Poder voar é simplesmente
Libertar as emoções

Não conheço ninguém
Que não tenha voado um dia
Se esse alguém existe
É uma pessoa sem alegria

Voar não é apenas bater asas
E tirar os pés do chão
Voar é mais do que isso
Voar é soltar a imaginação

Voar é um momento
Único e especial
Pena que voar
Não seja real.

* 2002

terça-feira, 29 de junho de 2010

Veneno

O veneno do mundo
todos os dias é injetado,
na veias de quem é fraco,
nas mentes de quem tem retardo.

Quem se deixa envenenar,
não sabe usar o próprio olhar
olha com a visão dos outros,
que muitas vezes nem sabem pensar.

Deixam que a razão
mate os sentimentos,
as ideias limitam-se
e perdem-se tantos momentos.

E mesmo quem não se envenena,
sofre inevitavelmente,
pois esses são a minoria
e precisam se expor sutilmente.

Talvez seja mais fácil,
injetar o veneno todo o dia,
Viver de forma comum
e pensar como a maioria.

Mas a vida é tão repleta,
de coisas diferentes para se viver,
e uma coisa é certa:
quem se envenena, mais rápido irá morrer.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Te dou um dado?


"Te dou um dado?" é um blog de humor escrito por Didi, Polly e Lele. Ele existe desde 2007, começou no blogspot, foi para o UOL e recentemente migrou para o R7. As celebridades e sub- celebridades são as vítimas do humor ácido dos 3 blogueiros. O legal é que todos trabalham na área, inclusive a Lele é editora da área de entreternimento do R7, então eles escrevem e tiram sarro dos artistas com propriedade. O blog mostra como as celebridades não são perfeitas, e como muita gente sem talento nenhum se vende na mídia passando por situações esdrúxulas. Entre as sessões do blog, estão “cantinho do assessor”, em que eles recebem os releases mais bizarros,e claro, zoam muito, “detetivões” em que tentam descobrir de quem se trata a notícia, de forma hilária e “amor verdadeiro” que mostra alguns casais e suas demonstrações de “amor” . Na época do BBB, o blog faz uma cobertura especial, o que rende muitas risadas e até mesmo algumas reflexões: o que o ser humano é capaz de fazer para alcançar o sucesso? Algumas demonstrações estão lá, o endereço é: http://entretenimento.r7.com/blogs/te-dou-um-dado/

domingo, 13 de junho de 2010

Romance no Escuro


"Romance no Escuro" é um reality show que atualmente é exibido dentro do programa da Eliana, nas tardes de domingo do SBT. O programa é uma versão do "Daten Em Donker het (que significa “Encontros no Escuro”), e foi criado na Holanda, em 2009. Ele consiste em reunir 3 homens e 3 mulheres em uma casa, e promover "encontros ás escuras", fazendo os participantes se conhecerem em um quarto escuro para, somente depois, se conhecerem "ás claras" e decidirem se querem ficar juntos ou não. O que me chamou a atenção nesse programa foi o fato de que, em 2 episódios, o "casal" não ficou junto porque uma das partes considerou que o outro não estava "dentro dos seus padrões de beleza". É óbvio que é esse o grande propósito do programa, o suspense de saber se o casal vai dar certo ou não, mas porque bater tanto nessa tecla de que é a aparência que importa? Isso já é visto o tempo todo na mídia, nas capas de revistas cheias de photoshop e até mesmo na vida cotidiana do público que forma grande parte da audiência desse tipo de programa. Porque deixar de apostar em algo novo para a mostrar a mesma futilidade que envolve algumas relações e que estamos cansados de ver ao nosso redor? Na minha opinião, um dos piores quadros exibidos hoje na televisão.


Fonte histórico do programa: http://ocanal.wordpress.com/2010/01/05/66941/

domingo, 30 de maio de 2010

Boneca de Pano

Aqui estou mais uma vez, acordada na calada da noite, tentando respirar com o enorme vazio que está dentro do meu peito. Sou uma boneca de pano, cujo coração foi roubado e aprisionado em algum lugar perdido pela vida, minhas lágrimas escureceram meus lindos vestidos que agora passaram a ser mais escuros e pesados.
E pensar que eu já fui uma boneca feliz, que dava felicidade ao ser amado, e que lágrimas não faziam parte da minha vida, só achava que isso era para mostra felicidade. Me deparo agora com essa transformação em que nem eu sei como fui parar, foi tudo tão rápido e de repente que nem deu tempo para sentar e respirar. Quando ele foi embora, quando me deixou naquela escuridão vazia dizendo que não me amava, meu coração foi junto com ele, abriu a minha costura e enfiou a mão cheia de espinhos arrancando meu coração. Minhas pernas moles não sabiam mais andar, o caminho para a casa não foi algo tão simples, às vezes me pegava indo pro caminho errado voltando aquele lugar horrível aonde meu pobre coração foi arrancado e pisoteado.
Mas meu coração voltou para mim não intacto, veio remendado. Meu vestido o cobre, mas a única coisa que sinto ainda é dor. Meu coração triste de boneca não fora amado como queria, mas sim fui enganada, eu não tive o que sempre quis.

*Esse texto não é de minha autoria, foi escrito por Cristina do Valle Cruz :)

Imagem: http://marilustra.blogspot.com

sábado, 22 de maio de 2010

Olhe mais fundo


Solange pegava todos os dias o mesmo metrô, aproximadamente no mesmo horário, e ficava em pé no vagão sempre no mesmo local. Olhava sempre para frente, para a janela, onde via diariamente os mesmos prédios cinza, os carros parados no trânsito e as pessoas indo trabalhar.

Nesse dia, estranhamente o céu estava diferente. O azul se misturava com o amarelo do sol de tal forma, que até Solange percebeu. A luz penetrou a janela e refletiu em seu relógio, fazendo o reflexo passear por entre as pessoas que estavam ali. Ela acompanhou esse rápido movimento e se surpreendeu. A senhora sentada em sua frente estava cabisbaixa, tinha o olhar triste e distante, pensava em algo não muito agradável. O rapaz ao lado também tinha o mesmo olhar distante, mas sorria, mesmo estando naquele vagão abafado e barulhento. Estava feliz. Um homem estava com a namorada, observando ela falar sobre a amiga da amiga que ficou com o vizinho na balada. Apesar da mão colocada carinhosamente na cintura da moça, o olhar do rapaz viajava, e com certeza ele não vazia ideia do assunto daquela conversa. O reflexo percorreu várias pessoas e ela observou cada rosto, e como as pessoas pareciam falar apenas com seus olhos e expressões. Pela primeira vez, Solange percebeu quanta vida existia naquele vagão.

O dia seguiu, assim como a vida, e o céu nunca mais reproduziu aquela mesma cor, mas Solange nunca mais pegou o metrô olhando para aquela janela suja e cinza.

sábado, 15 de maio de 2010

Lady Gaga

A cantora Lady Gaga é uma grande fenômeno da internet e seus clipes hoje figuram entre os mais vistos do youtube. Suas músicas e principalmente seu visual excêntrico chamam a atenção da mídia do mundo todo.
Eu particularmente não curto o estilo de música que ela produz, e portanto nunca me interessei por nada que viesse dela, mas como tudo que faz muito sucesso passa até cansar nas rádios e na TV, eu não consegui fugir.
Estava na lotação, indo para minha casa depois de um longo dia, assistindo TV no celular (olha que tecnologia), quando zapeando pelos canais me deparei com o clipe "Bad Romance". Como já citei, a música em si realmente não me chamou a atenção, o que realmente me surpreendeu foi o clipe. Eu, que adoro anos 80, curti muito os elementos extravagantes que ela usa no vídeo. A coreografia, o figurino, as cores, a história em si, enfim, não tem como negar: Lady Gaga é a cantora mais original da atualidade.
Digo isso não só pelo clipe, mas por suas atitudes. Como foi citado na matéria de capa da revista BRAVO! desse mês (o youtube sou eu), Gaga brinca com a opinião pública, pois uma hora aparece linda e sexy, outra hora aparece totalmente bizarra, com uma lagosta na cabeça (?)
Em um mundo da música cheio de Britneys, Mariahs e Avrils, que fazem sempre os mesmos tipos de música e clipes sem graça, Lady Gaga supera no que diz respeito a vontade de fazer algo diferente e de surpreender. E parece que vem dando muito certo.

sábado, 1 de maio de 2010

O melhor do Twitter


O twitter é uma das redes socias que mais crescem no mundo. Famosos e anônimos interagem, divulgam e trocam informações em tempo real, usando no máximo 140 caracteres. Existem os "tops do twitter", que são aquelas celebridades que possuem mais de 500.000 mil seguidores, como Marcelo Tas, Rafinha Bastos, Luciano Huck, Claudia Leite e etc. Mas também existe vida inteligente nos anônimos, como mostra o site "O melhor do twitter". Nele estão as melhores twitadas, de celebridades e anônimos, enviadas pelos próprios internautas. É uma ótima opção pra quem gosta de se divertir com as frases mais malucas do twitter, sem precisar seguir tanta gente. Escolhi algumas para vocês:


Queria ter a opção “parecer offline” quando estivesse andando na rua também. @aperteoalt

Aqui vai minha declaração pra Receita Federal: VAI SE FODER, RECEITA! @gravz

Pena que a rotina diária de ter que ganhar a vida tenha que te impedir de apreciar os momentos sublimes. @FrasesDoCalvin

Ainda bem que não preciso declarar imposto de renda, sobra mais tempo para carregar tijolos. @micaelsilva

Vale dar uma olhada e conferir as outras twitadas: